Um caminhão com 15 metros de carroceria colorida e toda coberta com desenhos estacionou ontem na praça da reitoria e vai ficar ali até domingo, dia 9. Durante este período, servirá como palco para peças de teatro, como sala de cinema, exposições e para oficinas, e como biblioteca — e um detalhe: focado na cultura alemã. O caminhão faz parte do projeto cultural itinerante Kulturtour, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Goethe-Institut, da Alemanha.
Depois de ter sido oficialmente inaugurada em São Paulo, em maio, a viagem do Kulturtour começou por Florianópolis e só vai terminar em março do ano que vem, após visitar 17 cidades brasileiras. O projeto faz parte da iniciativa ”Alemanha + Brasil 2013-2014” do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (BMBF), que reúne eventos nas áreas de cultura, meio ambiente, economia, tecnologia, ciências, educação e esporte.
Segundo o produtor Benjamin Neumann, da empresa contratada pelo Goethe-Institut para executar o projeto, a ideia surgiu como uma maneira de levar a cultura alemã para além das cidades que já possuem uma sede do instituto. Ao mesmo tempo, foram escolhidos locais que tivessem escolas que fazem parte da rede PASCH, um programa que tem como objetivo fortalecer ou implementar o ensino de alemão como língua estrangeira.
Uma das primeiras atrações da viagem foi o início da instalação da artista plástica berlinense Mia Gideon. A cada parada, ela vai criar obras que recebem o nome “Um portal para o momento”. Ela produz suas instalações com materiais encontrados no lixo e, no caso de Florianópolis, na beira do mar. “Eu desejo mostrar as possibilidades que uma pessoa tem, você pode fazer coisas com suas ideias. É um portal para o pensamento, para um outro mundo.” O portal de Florianópolis começou a ser construído hoje e deverá ficar pronto no domingo. Para Mia, o mais importante do projeto Kulturtour é reunir e se comunicar com as pessoas, que demonstram interesse em conhecer melhor seu trabalho.
De Florianópolis, a equipe de 10 pessoas segue para Blumenau. Eles vão visitar quatro cidades por mês, em meses intercalados.
Fotos: Marília Marasciulo e Mariana Moreira ([email protected])