Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
Por Renata Giraldi.
Repórter da Agência Brasil, em Brasília.
Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6.000 médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram nesta segunda-feira (6) a parceria.
Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.
“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.
As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidente Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no SUS (Serviço Único de Saúde).
“Cuba tem uma proficiência grande na área de medicina, farmacêutica e de biotecnologia. O Brasil está examinando a possibilidade de acolher médicos por intermédio de conversas que envolvem a Organização Pan-Americana de Saúde, e está se pensando em algo em torno de seis mil ou pouco mais”, destacou Patriota.
Segundo o chanceler brasileiro, as negociações estão em curso, mas a ideia é que os profissionais cubanos atuem nas áreas mais carentes do Brasil. “Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de dar atendimento a regiões particularmente carentes no Brasil”, disse.
A visita do chanceler de Cuba ocorre no momento em que o presidente cubano, Raúl Castro, implementa mudanças no país, promovendo a abertura econômica e avanços na área social. Segundo Bruno Rodríguez, a parceria com o Brasil é intensa principalmente nas áreas econômica, social e turística. “Há um excelente intercâmbio de ideias”, disse o cubano.
O comércio entre Brasil e Cuba aumentou mais de sete vezes no período de 2003 a 2012, segundo o Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2012, as exportações brasileiras para Cuba cresceram 36,9%. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde de US$ 661,6 milhões.
Fonte: Blog Sujo : Cuba enviará seis mil guerrilheiros para implantar comunismo no Brasil
É muito fácil para o governo colocar a culpa do abandono e da TOTAL falta de estrutura da saúde nesse país em cima dos médicos. Vamos aos fatos, quem em qualquer profissão vai atuar emum lugar onde não se consegue o mínimo de estrutura, da mesma forma são os médicos. Como vão trabalhar em lugares onde não dispõem de estrutura mínima para cuidar de vidas? Não existe, remédios, hospitais, exames, enfim não existe o mínimo parq que esse médico.cumprar seu dever de maneira minimamente digna. É o mesmo que levar engenheiros para trabalhar onde não existe tijolos, canos, cimento. Levar pilotos para onde não existem aviões, helicópteros. Advogados para onde não existam fóruns, tribunais. Toda profissão exige uma estrutura MÍNIMA para que se possa exercida de maneira digna. Na medicina ainda.existe um outro porém, quando algo da errado uma vida é posta.em risco.
Quanto aos salários que.oferecem pesquisem quantos meses pagam antes dar calote e desculpas para o não pagamento. Quantos médicos são.mandado embora de onde estaoatendendo por que o prefeito que o contratou perdeu a eleição.
A verdade é que essa importação de mão de.obra barata, de qualificação não comprovada é uma.medida eleitoreira, irresponsável e com intuito claro de promover uma perpetuação no poder com utilização desses como mais uma massa de manobra.
Não sejamos imbecis, em nosso país há várias faculdades de medicina e um número suficiente de médicos. Oq falta na verdade é um governo que tenha vergonha na cara e faça investimentos reais na saúde, com estruturação dos hospitais do interior que falta medicamento, equipamentos e até macas e soros. Esse papo de que precisamos de médicos cubanos é papo furado. Me respondam pq o exercito, a marinha e a aeronáutica conseguem levar médicos para qualquer lugar do país? Pq possuem planos de carreira e pagam bem seus profissionais, dando também o mínimo necessário de estrutura. Agora me digam, Pq o PT desde 2006 mantém convênios com faculdades cubanas e agora querem trazer esses médicos sem revalidação ? Para minha pessoa está muito claro. Querem banalizar a medicina no país e acabar com a carreira médica. Um país como o Brasil ficar trazendo médicos de países menos desenvolvidos com a desculpa de que precisamos. O PT deveria ter vergonha na cara ….. Médicos, sejamos fortes e lutemos contra está barbaridade politiqueira ….. O Brasil precisa se livrar disso !
Temos que agradecer a esse ato entre o Brasil e Cuba, na vinda dos médicos cubanos, pois é uma vergonha sabermos que o juramento dos médicos(maioria) brasileiros, é feito só para atender nas capitais ou grandes cidades. As pequenas e as comunidades … fo..%$#@*(-se. É uma vergonha. Sou de um Município do Norte no Oeste do Pará, que a Prefeitura até oferece bom salário, mais os médicos não aceitam. Que venham Los Cubanos, Hermanos. Valeu
A prática da medicina por estrangeiros em nosso país, que queiram realmente exercer a profissão trabalhando em áreas de total carência e sem nenhum interesse para a nossa nova geração de médicos recém formados, é algo louvável e um exemplo para novos profissionais brasileiros, que saem das Universidades com a única preocupação em um enriquecimento rápido. Já não existe a crença de que a medicina é um “sacerdócio” e que o menos favorecido merece algum tempo de nossa atividade. Solidariedade é uma expressão vazia e totalmente sem significado para a nossa sociedade !!!…Bem vindo àqueles que valorizam a experiência adquirida em condições adversas ao mesmo tempo que possibilitam melhores condições de saúde para quem não tem absolutamente nada !!!
Essa reaça maldita só pensa na ideologia deles, o povo que se dane né… esses médicos custam menos que os nossos, e se brincar tem uma qualidade superior… O POVO TEM QUE TER MÉDICO.. se os nossos viraram somente mercenários em busca de grana em suas clinicas privadas e não querem mais prestar serviço no sistema publico, que se danem… se for ver tudo com olhos da ideologia politica aí e que nada vai pra frente mesmo!!
Prezado leitor,
A manchete da matéria é uma ironia. Se esses trabalhadores virem pro Brasil, será só como médicos. Obrigada pela leitura!
A culpa não é dos médicos “mercenários”, o governo é que tem que dar condições para os médicos no setor público. Nesse caso é clara a má intenção do governo do PT em deixar a saúde pública um caos para ter um esse pretexto de trazer “médicos cubanos”, que são guerrilheiros, e implantar o comunismo no Brasil.
E se estes “Médicos”, que não tem preparo algum como já está sendo provado, forem eles os guerrilheiros? Alguém já pensou nesta possibilidade? Se esta notícia tiver algum fundamento, não estão vindo médicos coisa nenhuma, são guerrilheiros disfarçados aos olhos do povo como falsos médicos, uma bela forma de justificar a entrada em massa de cubanos no Brasil.