O Evento:
Este evento, pretende reunir discussão teórica, experimentação prática e mostra de trabalhos, inclui convidados nacionais e internacionais. Vai acontecer entre os dias 14 e 17/08/2013, no Centro de Artes da UDESC.
1. O Tema do Evento:
Conexões através do Atlântico para o Teatro na Comunidade
Este Seminário tem como objetivo criar oportunidades de trocas entre os profissionais e praticantes que atuam em contextos teatrais comunitários na América Latina, na África e na Europa. Sabemos que, de um lado, existe uma articulação entre as práticas teatrais feitas em contextos comunitários Africanos e Europeus e que, de outro, existe uma rede Latino Americana de teatro em comunidade. Entretanto, há um desconhecimento mútuo entre elas. A hipótese que estrutura este seminário é que nestas margens opostas do Atlântico existem práticas ricas e inovadoras, cujos quadros conceituais fazem uso de referências comuns, mas que entre seus praticantes e pesquisadores tem havido poucas possibilidades de se estabelecer conexões. Desta forma, desejamos criar oportunidades de diálogo através do contato com elementos das raízes históricas e dos fundamentos político, estético e educacional do teatro feito em contextos comunitários nas duas margens do Oceano Atlântico. Nosso objetivo é ampliar nosso conhecimento para juntos identificarmos alternativas para o teatro comunitário no contexto geral do neoliberalismo.
2. Mostra Nacional de Teatro Comunitário
Além das palestras e mesas redondas, o debate sobre o teatro comunitário vai levar em conta algumas apresentações de grupos teatrais comunitários do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia e de Santa Catarina. Pretende-se também abrir espaço para experimentação de aspectos dos processos criativos de cada grupo, através de oficinas por eles ministradas. A curadoria ficou por conta de Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Antonia Pereira Bezerra (UFBA), Ana Flávia Andrade Hamad (UFBA) e Marcia Pompeo Nogueira (UDESC).
3. Encontro do GT da ABRACE: Pedagogia das Artes Cênicas
No último Congresso da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – que aconteceu em Porto Alegre, o GT de Pedagogia das Artes Cênicas deliberou por fazer um encontro fora do Congresso para poder aprofundar sua organização e ampliar seu espaço de troca entre os pesquisadores. Decidiu-se então por fazer este encontro durante este seminário, de forma a dar oportunidade de ampliação do conhecimento sobre o Teatro na Comunidade, que é uma das facetas deste Grupo de Trabalho.
Palestras e Mesas Redondas previstas: (alguns nomes já estão confirmados, mas poderá ainda haver mudanças em função da disponibilidade dos convidados)
Dia 14/08
Conferência: Teatro Comunitário: afirmação da história enquanto resistência
Rafael Murillo Selva (Honduras) Bolivar Descalso
Tim Prentki (Reino Unido) Projeto Kamiriitho no Quênia
Moderadora: Marina Coutinho (UNIRIO)
Dia 15/08
Mesa Redonda: A rede Latino Americana de Teatro em Comunidade: entre as propostas política, estética e educacional.
Pombas Urbanas (São Paulo)/ Marcelo ou Adriano
Catalinas Sur (Buenos Aires)/ Adhemar Bianchi
Vichama (Peru)/ César Escuza
Nuestra Gente (Colombia)/ Jorge Baldon
Moderador: Rodrigo Benza Guerra (FoFa – Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade)
Dia 16/08
Conferência: Perspectiva política, estética e educacional do Teatro Comunitário no outro lado do Atlântico
Cristopher Odhiambo (Quênia)
Sharon Muiruri (Reino Unido)
Moderador: Juliano Borba (CEART/UDESC)
Dia 17/08
Mesa Redonda: Redesenhando as margens: O Teatro comunitário no contexto do neoliberalismo
Tim Prentki, Van Erven, Odhiambo,Adhemar Bianchi, Márcia Pompeo
Moderador: Sérgio de Carvalho
Mostra de Teatro Comunitário:
Qual é a nossa cara? Da Cia Marginal, Rio de Janeiro.
Grupo de teatro formado por atores-moradores da Maré, onde, há cinco anos, desenvolvem suas atividades em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré. Em 2007, o grupo foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE, para a montagem do espetáculo QUAL É A NOSSA CARA?. Este espetáculo teve como ponto de partida uma pesquisa de campo realizada junto a moradores da Maré. A montagem transita entre a composição de personagens baseada nas observações e entrevistas realizadas, passando pela recriação onírica das histórias contadas pelos moradores, por depoimentos pessoais dos próprios atores e inclui cenas em que o grupo retara a si mesmo, fazendo do espetáculo um jogo onde a ficção estabelece um diálogo contínuo coma realidade. Direção: Isabel Penoni. Atores: Diogo Vitor, Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Priscilla Andrade, Rodrigo Souza e Wallace Lino. ( http://ciamarginalmare.blogspot.com.br/)
Torquemada – resgatando memórias de opressão do passado ao presente
O projeto é resultado de parceria entre o Grupo GTO da Garoa e a ONG Mudança de Cena, fomentado com verba do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. É coordenado por Yara Toscano e dirigido por Kelly di Bertolli – curingas de Teatro do Oprimido que trabalharam por 10 anos com Augusto Boal e com a equipe do CTO. (http://ctorio.org.br/)
De quem é esta terra?
“De quem é essa Terra?” – É um espetáculo musical e teatral que conta um pouco da história da nossa cidade de Florianópolis, desde o tempo dos indígenas, passando pela colonização açoriana, e chegando aos dias atuais. A peça traz reflexões sobre a propriedade da terra e as relações de poder entre seus moradores. O Grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa é composto por pais, mães, professores e alunos da Escola D. M. João Francisco Garcez e do Núcleo de Educação Infantil do Canto da Lagoa, e outros moradores da localidade.
Também vai ser incluído um grupo da Bahia, que ainda não está confirmado.
6. Seções de comunicação
Está previsto um espaço para apresentação de comunicações. Os interessados deverão enviar um resumo que vai ser selecionado pela Comissão Científica do evento, da qual fazem parte: Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Vilma Campos dos Santos Leite (UFU), Marcos Aurélio Bulhões Martins (USP), Narciso Larangeira Telles da Silva (UFU), Antonia Pereira Bezerra (UFBA),Jose Mauro Barbosa Ribeiro (UNB), Ana Flávia Andrade Hamad (UFBA), Juliano Borba (UDESC), Wellington Menegaz de Paula (UDESC) Rodrigo Benza Guerra (FOFA/UDESC).
7. Workshop pré-congresso
Na semana que antecede o evento, vamos ter uma oficina com Adhemar Bianchi e Andrea Salvemine, do grupo Cathalinas Sur, da Argentina, em comunidade de Florianópolis. Haverá uma inscrição específica para esta oficina. O resultado desta oficina deve fazer parte do seminário.
8. Publicação
As palestras ministradas e comunicações selecionadas serão parte de uma publicação pós Seminário.
Promoção:
FOFA – Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade do
CEART – UDESC – Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina
PPGT – Programa de Pós Graduação em Teatro do CEART – UDESC
MEC – Ministério da Educação
Coordenação:
Marcia Pompeo Nogueira
Marina Henriques Coutinho
Tim Prentki
Contato:
Sobre o Seminário Internacional: [email protected]
Boa noite, eu e mais 38 estudantes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) vamos participar desse seminário, vocês poderiam nos dar algumas dicas de lugar para nos hospedarmos perto do local do evento?
desde já agradeço
Gabriela Neves Guimarães