Por Luiz Antonio Mello*.
A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta até 14 de abril, a mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”, que exibirá 41 produções, entre longas-metragens, curtas, minisséries e telefilmes, em homenagem a Walter Carvalho, que comemora 34 anos de carreira em 2013.
A mostra será um passeio pela história do cinema brasileiro, nos últimos 40 anos, abrangendo a evolução da fotografia, a narrativa e os meios de produção. A seleção de filmes mostra a versatilidade do diretor de fotografia, pois reúne obras de cineastas tão distintos como Claudio Assis, Julio Bressane, Walter Salles Jr, João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra e Karim Ainouz, entre outros.
Carvalho já assinou a fotografia de 73 produções. “Quando se fala em fotografia para cinema, no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. A mostra será uma aula de história do cinema brasileiro, nos últimos anos, englobando não só a evolução da fotografia, mas também da narrativa e dos meios de produção”, explicam os curadores Breno Lira Gomes e Carla Barbosa.
Para o dia 6 de abril (sábado), a programação traz uma aula máster, com Walter Carvalho, na qual ele vai falar sobre cinema e fotografia. Também estão confirmados debates com a participação do próprio homenageado, de cineastas, diretores e atores, entre os quais Vladimir Carvalho, João Moreira Salles, Leonardo Medeiros, Marcello Maia, João Jardim, Julio Bressane, Ruy Guerra, José Luiz Villamarim e o roteirista George Moura (ver programação).
* Luiz Antonio Mello: Jornalista, radialista, produtor musical e escritor. Trabalhou nas rádios Federal, Tupi e Jornal do CulturaBrasil. Criou, juntamente com Samuel Wainer Filho, o projeto “Maldita”, na Rádio Fluminense FM. Foi colunista ainda dos jornais O Pasquim, Jornal do Brasil, Opinião, Folha de Niterói e O Estado de S. Paulo. Foi diretor de criação da Tech & Midia Comunicação Integrada, cronista dominical de O Fluminense, editor de cultura da revista Caffè Magazine e cronista do jornal International Magazine.
Fonte: Direto da Redação