Assunção, 4 abr (Prensa Latina) Uma decisão do juíz eleitoral desta capital, María Novais, disse que a esquerda paraguaia estará excluída das mesas de votação durante as próximas eleições gerais.
A determinação judicial concede o direito de tomar parte das mesas a apenas três das organizações políticas tradicionais sob o critério de que possuem a maior representação parlamentar no Congresso a ser renovado nas eleições do próximo dia 21 de abril.
Os selecionados são os partidos Colorado, Liberal Radical Autêntico e Unace, cujos representantes participaram na escolha da presidência dessas mesas.
O julgamento disse que o Código Eleitoral estabelece que para estes importantes direitos sejam priorizados os partidos políticos que contam com um maior número de deputados e senadores.
Ainda que tenha sido informado que os outros partidos poderiam nomear observadores nos locais de votação considerados importantes para eles, se ratificou que os integrantes das mesas e especialmente suas presidências terão o poder de tomar decisões finais sobre os temas em disputa.
Um elemento a ser lavo em conta é o pacto que os partidos Liberal Autêntico e Unace acabaram de assinar baseado na distribuição de cargos em um futuro governo, o que pode representar para essas entidades um maior controle nas sedes das votações.
Modificado el ( jueves, 04 de abril de 2013 )
Fonte: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1275571&Itemid=1