Soldados da Polícia Militar cercam desde as 6h desta terça-feira (26) um terreno localizado na avenida Bento Guelf, no bairro do Iguatemi, zona leste de São Paulo, para realizar a reintegração de posse da propriedade. O local, chamado de Pinheirinho 2 pelos moradores, é ocupado por 700 famílias de sem-teto, segundo a liderança da ocupação.
No terreno de 130 mil metros quadrados ocupado desde maio de 2012, foram construídas cerca de 800 casas de alvenaria pelos sem-teto.
A PM não divulga o número de policiais que participam da ação. Os moradores montaram uma barreira em uma das entradas do local e dizem que resistirão à qualquer tentativa de retirada à força pela polícia. O batalhão da PM conta com o apoio da Tropa de Choque, Força Tática, policiamento aéreo, policiamento de trânsito, bombeiros e GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Segundo o coordenador da ocupação, Jean Carlos da Silva, o advogado dos sem-teto negocia no local com a polícia e o oficial de Justiça o adiamento da reintegração. Silva diz que o proprietário não ofereceu todos os meios para a saída dos moradores, como banheiro químico, caminhões para o transporte de móveis e alojamento.
Os sem-teto reivindicam a inclusão em programas de moradia da prefeitura. Após a realização de uma audiência no fórum de Itaquera nesta segunda (25), o juiz da 4ª Vara Cível de Itaquera decidiu manter a liminar que determina a reintegração de posse.
Fonte: UOL.
Foto: Leonardo Soares/UOL