Jerusalém, 18 mar (Lusa) – O novo governo israelense de Benjamin Netanyahu, que prestará hoje juramento no Parlamento, vai “reforçar a colonização” na Cisjordânia, afirmou o vice-ministro da Defesa, Danny Danon, a dois dias da visita do presidente norte-americano, Barack Obama.
“A era Ehud Barak (antigo ministro da Defesa israelense) acabou. O novo governo vai reforçar a colonização na Judeia-Samaria (Cisjordânia), Galileia e Neguev”, disse à rádio pública israelense Danon, que acusou no passado Barack Obama de dificultar a construção de casas em colônias na Cisjordânia.
O responsável minimizou os riscos de confrontação durante a visita do presidente norte-americano.
“Os Estados Unidos sabem que houve eleições em Israel e que um governo foi constituído. Queremos a paz”, disse Danny Danon, considerando “não haver nenhum horizonte para um processo político”.
O vice-ministro da Defesa israelense salientou que Israel “está pronto para negociar sem condições prévias”, mas disse não estar otimista.
As negociações de paz entre Israel e Palestina estão suspensas desde setembro de 2010.
A Casa Branca não tem em vista nenhuma iniciativa no âmbito do processo de paz, durante a visita de Obama a Israel.
N. da R.: * a palavra ilegal foi acrescentada pela editora da matéria.
O ministro diz Judeia-Samaria, como na Bíblia, para reafirmar que o território pertence a Israel, quando é território palestino ocupado pelo Estado sionista.
Fonte: EBC