Passe Livre Sao Paulo.– O prefeito Fernando Fernandes (Taboão da Serra, SP) anunciou hoje que o preço da passagem cairá de R$ 3,30 para 3,00. Segundo a prefeitura, o aumento foi revogado pois o contrato com a empresa prevê um prazo de doze meses entre um aumento e outro e esse prazo não foi respeitado. Porém, mais do que qualquer motivo técnico ou legal para a reversão do aumento, sabemos que ela só aconteceu porque a população se organizou, saiu às ruas para lutar, e assim conquistou essa vitória.
Na semana passada, o movimento R$ 3,30 eu não pago – Taboão da Serra realizou dois atos e se reuniu com representantes do poder executivo. O Movimento Passe Livre de São Paulo esteve presente nessas mobilizações, junto com a bateria Fanfarra do M.A.L., pois a nossa luta pelo direito ao transporte é uma só em toda região metropolitana.
Essa conquista em Taboão é muito importante porque mostra que é possível lutar e vencer. Taboão é mais uma das muitas cidades – como Florianópolis, Vitória, Teresina, Porto Velho, Natal, Guarapuava e Niterói – em que, nos últimos anos, a população lutou e conseguiu reverter um aumento na tarifa.
Essa experiência também é muito importante porque mostra que, diferente daquilo que muitas vezes está enraizado no senso comum, as tarifas não “precisam aumentar sempre”. Cobrar pelo transporte – mais, menos, ou nada – é uma decisão fundamentalmente política.
Fonte: Tarifazero.org