Espanha: caso de corrupção atinge Rajoy e dirigentes do PP

Sul 21.– Da Redação

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e seu partido, o PP, foram envolvidos na quinta-feira (31) em um caso de corrupção divulgado pelo jornal El País. Uma reportagem denunciou uma contabilidade oculta que teria beneficiado as principais autoridades do partido. Após o jornal ter apresentado documentos do ex-tesoureiro da legenda Luis Bárcenas, centenas de pessoas se dirigiram à sede do grupo governista para protestar.

Entre os que receberam pagamentos estão Rajoy, a secretária-geral do partido, María Dolores de Cospedal, e o ex-presidente do Bankia Rodrigo Rato.

Conforme o jornal, por 11 anos, o presidente do governo recebeu dinheiro trimestralmente, em valores que somavam 25 mil euros a cada 12 meses. A origem da verba seria de doações de empresários, principalmente do setor de construção. Especula-se, no entanto, que se trata de comissões pagas por empresas, que seriam utilizadas para a compra de roupas novas a Rajoy.

Cospedal convocou uma coletiva de imprensa, na qual alegou que o PP sempre trabalhou de forma legal. A dirigente do partido conservador também informou que a legenda pretende entrar com uma ação legal contra o jornal espanhol. De acordo com o Tribunal de Contas, o PP recebeu 33 milhões de euros em doações entre 1999 e 2007, dez vezes mais que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), principal sigla de oposição, no mesmo período.

Com informações do Opera Mundi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.