Luanda, 30 dez (Prensa Latina) O ministro de Educação de Angola, Pinda Simão, ressaltou aqui que o aumento do número de docentes neste país a 18 mil 663 professores, junto à modernização de infraestruturas, constituíram importantes conquistas do setor em 2012.
Depois de manifestar que continuará a construção de novas escolas, o representante governamental afirmou que para um melhor funcionamento desses centros se instalaram centenas de bibliotecas, o que permite a ampliação do conhecimento dos estudantes.
Simão, que admitiu a necessidade de melhorar as condições trabalhistas nas unidades docentes, considerou satisfatório o desenvolvimento do programa de produção e distribuição de manuais para os estudantes.
Apesar de Angola ter atingido níveis positivos de cobertura educativa este ano, o país precisa em 2013 aumentar esse indicador, manifestou, sem especificar cifras, em uma cerimônia de despedida do ano da qual participaram empregados do setor.
Em outra parte de sua intervenção, o titular de Educação considerou que é necessário o impulso no próximo ano escolar do plano de formação nacional para crianças portadoras de deficiências, que têm direito a serem inseridas na sociedade.
Autoridades educativas angolanas têm insistido em diversos espaços que, em sintonia com o nível de desenvolvimento que este país africano exige em várias esferas, o ramo da educação deve responder a essas exigências com professores melhor preparados integralmente.
jvj/obf/cc