Faleceu na quarta-feira Arante José Monteiro, mais conhecido como “Seu Arante”. Para quem não conhece, é o fundador do Bar do Arante, na praia de Pântano do Sul, em Florianópolis.
Conheci o Arante em março, durante minhas férias. E as paredes explicam porque o lugar se tornou famoso na Ilha de Santa Catarina: são literalmente forradas por bilhetinhos, deixados pelas pessoas que visitam o bar como recordação. Quando voltam (duvido que alguém não queira voltar), certamente fazem questão de procurar seu bilhete anterior, antes de deixar um novo.
Porém, não foi só o interior do bar que me agradou. Como ele fica junto à praia, almocei com vista para o mar. Lembrei de amigos que na mesma hora deviam estar enfrentando filas em algum restaurante no meio dos prédios em Porto Alegre, pensei em tirar uma foto e imediatamente postar no Facebook pelo celular, mas achei melhor deixar para quando estivesse novamente em casa: como era segunda-feira, seria muita crueldade.
Pântano do Sul é um dos belos recantos do Sul da Ilha, onde o “progresso” (aquele que poluiu e nos tirou o Guaíba) ainda não chegou com tudo, como se vê mais no Norte. Um lugar tranquilo, com mar calmo e azul: morar lá seria, sem dúvida alguma, o fim do meu problema com o calor. Quem sabe um dia eu possa fazer isso…