Evento ocorre dias 8 e 9 de novembro em Florianópolis
O papel contemporâneo da mulher nas cooperativas e na sociedade é tema do 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, programado para os dias 8 e 9 de novembro deste ano no Centro de Convenções do Oceania Center, praia de Ingleses, em Florianópolis.
O encontro reunirá 760 mulheres sob coordenação da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).
O presidente do sistema Ocesc/Sescoop Marcos Antônio Zordan lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, em reconhecimento ao papel fundamental dessas sociedades humanas na promoção do desenvolvimento socioeconômico de milhões de pessoas em todo o planeta.
O slogan “Cooperativas constróem um mundo melhor”, adotado pela ONU, reflete a importância do cooperativismo como um instrumento para integração social, geração de renda e redução da pobreza.
“O encontro de mulheres cooperativistas propõe a reflexão desta temática, celebrando com orgulho esta conquista tão importante para o cooperativismo”, realça a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza.
A programação inicia às 8h da manhã de quinta-feira, 8, com abertura solene, seguida da palestra “As cooperativas constroem um mundo melhor” com Fabiano Brum, especialista nas áreas de motivação, cooperativismo, empreendedorismo, recursos humanos, qualidade na educação, vendas e atendimento ao cliente.
Às 10h haverá intervalo e às 10h30 iniciará a palestra “O olhar feminino no sistema cooperativo” com a professora Elizeth Pelegrini, presidente da Cooperativa Educacional Magna (CEM) e vice-presidente da Ocesc.
Ao meio dia será servido almoço e às 13h30m inicia a apresentação cultural “As Comadres”.
Às 14h30 Mário Henrique Lima abordará o tema “Cooperativas como modelo de gestão sustentável”. Lima é o engenheiro mecânico pela UFSC, doutor em gestão no Essec em Paris, fundador e sócio da Axia Sustentabilidade, com mais de 10 anos em consultoria internacional. Às 16 horas haverá intervalo e às 20 horas jantar festivo.
Na sexta-feira (9), a programação reinicia às 8h, com apresentação do case da Cooperja de Jacinto Machado (SC). Às 9h, será lançado o Mulher Cooperativista, programa desenvolvido pelo Sescoop em Santa Catarina.
A última etapa do 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas está prevista para às 10h30, quando Eduardo Shinyashiki palestrará sobre o tema: “Vencendo desafios, construindo o futuro”. Shinyashiki é consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes e presidente da sociedade Cre Ser Treinamentos. O almoço, às 12h, marcará o encerramento do evento.
cooperativa 10.08.jpg