O PT de Florianópolis (SC) anunciou na noite de quarta-feira que irá se manter neutro no segundo turno da eleição para a prefeitura da cidade. A medida gerou polêmica e contrariou até mesmo um dirigente nacional do partido que acompanhava a reunião. Em votação apertada (22 a 16) o diretório petista optou por não se manifestar por César Souza Júnior, do PSD, ou Gean Loureiro (PMDB). A liberação de voto foi contra recomendação da executiva do PT de Santa Catarina, comandado por José Fritsch.
As principais lideranças pediam o apoio à candidatura peemedebista como forma de “reforçar” a aliança em nível federal, mas mesmo com a presença de Paulo Frateschi, secretário nacional de organização do partido, os petistas de Florianópolis rejeitaram o apoio a Loureiro. “A decisão é uma afronta aos rumos tomados pelas instâncias federal e estadual do PT”, disse Frateschi.
“Existe um depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será veiculado na campanha de Gean Loureiro, independente do que o PT de Florianópolis fez aqui”, completou ele. A legenda integrou a chapa de Angela Albino (PCdoB) com Nildomar Freire de vice e obteve 25% dos votos no primeiro turno.
Fonte: http://noticias.terra.com.br
Imagem: Tali Feld Gleiser.