Veículo essencialmente popular e local, voltado à prestação de serviços, o rádio também transformou-se em uma importante fonte de poder no Brasil a partir da composição de redes nacionais, que na maior parte dos casos reproduzem a influência dos conglomerados de mídia na TV.
Por este motivo, boa parte das redes de rádio do Brasil é originária dos principais grupos que compõem o Sistema Central de Mídia, sendo sediadas no eixo Rio-São Paulo. Conectadas por satélite, emissoras regionais também conseguem distribuir sua programação, em horários específicos, para diversos estados.
O gráfico ao lado mostra o número total de veículos ligados às 21 redes nacionais de rádio AM e FM identificadas pelo projeto Donos da Mídia. E, por exclusão, aqueles que não possuem relação de dependência com elas. Considera-se veículos vinculados às redes nacionais de rádio todas as emissoras de TV geradoras ou retransmissoras do sinal da chamada cabeça-de-rede. Além disso, estão incluídos todos os demais veículos controlados pelos grupos regionais afiliados. Neste último bloco, são contabilizadas as estações de rádio, jornais, revistas e operadoras de TV por assinatura.
20 é o número total de redes de Rádio FM e OM no Brasil
Veículos vinculados às redes de rádio
O gráfico abaixo mostra a proporção entre veículos vinculados às redes de rádio e veículos independentes.
Listagem de redes: http://donosdamidia.com.br/listagem/redes
Fonte: http://donosdamidia.com.br/