
Sputnik Brasil.
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenou neste domingo (22) os ataques dos Estados Unidos a três instalações nucleares no Irã. Em nota, o Itamaraty classificou a ofensiva como uma violação da soberania iraniana e do direito internacional.
A chancelaria expressou “grave preocupação com a escalada militar” no Oriente Médio e afirmou que tanto os ataques norte-americanos quanto os israelenses contrariam a Carta das Nações Unidas e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Brasil reiterou seu apoio ao uso pacífico da energia nuclear e rejeitou qualquer forma de proliferação.
O governo Lula também condenou os ataques mútuos em áreas densamente povoadas, destacando o aumento de vítimas civis e a destruição de infraestruturas essenciais. Segundo o Itamaraty, a escalada militar ameaça a paz regional e global, além de comprometer o regime internacional de não proliferação e desarmamento nuclear.
Descubra mais sobre Desacato
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





