Ana Paula Lima destaca chegada a SC de 50 mil doses da nova vacina contra a Covid-19

As vacinas chegaram a Santa Catarina na última sexta-feira (6) e estão sob a coordenação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica

 

Foto: Divulgação

Por Ana Paula Thomaz Pina e Dorva Rezende.

A deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) destacou a chegada de 50 mil doses da vacina Serum, novo imunizante contra a Covid-19, ao estado de Santa Catarina. As doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, integram um lote de 1,5 milhão de unidades que está sendo distribuído aos estados e ao Distrito Federal.

“Essa é mais uma conquista da gestão federal, que tem demonstrado compromisso com a saúde pública e com o fortalecimento do SUS. A chegada de novos imunizantes é essencial para continuarmos protegendo nossa população e reduzindo os impactos da pandemia”, disse a deputada.

As vacinas chegaram a Santa Catarina na última sexta-feira (6) e estão sob a coordenação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), que já iniciou a distribuição para as regionais de saúde do estado. De acordo com a Dive/SC, as equipes técnicas estão sendo capacitadas para a administração do novo imunizante, que possui eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos.

Imunização ampliada e simplificada

A vacina Serum, desenvolvida pela Zálika Farmacêutica, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas acima de 12 anos. Além da alta eficácia, o imunizante apresenta vantagens logísticas, como maior prazo de validade e facilidade de armazenamento e transporte.

Ana Paula Lima também ressaltou a importância da inclusão da vacina no calendário básico de imunização. “Isso demonstra o empenho do governo federal em assegurar a prevenção para todas as faixas etárias e priorizar os grupos mais vulneráveis. É fundamental que as pessoas busquem os postos de saúde para se vacinarem”, afirmou.

A deputada Ana Paula Lima reafirmou seu compromisso em continuar atuando para fortalecer as políticas públicas de saúde. “O combate à Covid-19 ainda exige nossa atenção e esforços conjuntos. Vamos seguir trabalhando para garantir que as vacinas cheguem a todos os catarinenses”, concluiu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.