Na tarde deste sábado, 9/11, mais de 400 representantes do DAP participaram da Plenária Nacional.
Foi a primeira participação do Professor Bruno, recém eleito vereador de Florianópolis.
Na oportunidade, além de ouvir análises de conjuntura das companheiras e companheiros, teve a oportunidade de relatar a experiência aqui na capital catarinense, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) dobrou seu número de cadeiras na Câmara Municipal de Vereadores.
Em sua fala, Bruno destacou “a importância do programa e o quanto as propostas e compromissos são fundamentais ao partido, cidade, estado e país”.
Segundo Bruno, “o posicionamento parlamentar será junto das lutas que impactam a vida da classe trabalhadora”.
Os principais temas tratados nesta tarde foram críticas a: política de emendas parlamentares e ao clientelismo; candidaturas escolhidas sem debate e participação popular e coligações com partidos de direita. Das críticas e reflexões sobre a eleição de 2024, a conclusão da Plenária é que a tarefa coletiva é alavancar lutas pelas pautas populares e reformas estruturantes, girando o PT à esquerda para abrir caminho junto do povo e refundar instituições com uma Constituinte que dê vez e voz ao povo.
“Saio desta Plenária ainda mais convicto da importância da militância e da coletividade;
com isso que a gente vai pra cima, pra que o povo saiba quem tá do lado dele e quem não tá. Partindo do concreto pra atacar as estruturas!
Porque se a gente não faz assim, a gente se perde e a gente perde o povo” analisa o vereador eleito.
Enviado pela Assessoria de Comunicação