Marina Caixeta, Raul Fitipaldi e Sofia Andrade receberam no Mural da Manhã, Jorge Majfud, pensador uruguaio, escritor, romancista, ensaísta e professor de Literatura Latino-americana na Universidade de Jacksonville, Florida, para conversar sobre a vitória de Donald Trump.
Jorge opina que não haverá mudanças estruturais nas políticas locais ou internacionais do novo governo estadunidense, se acaso, algumas diferenças cosméticas porque Democratas e Republicanos são o mesmo partido e respondem aos grandes lobbies e corporações. O que sim farão os Republicanos é “acelerar o homicídio da democracia liberal”, democracia que é uma herança do sistema escravocrata dos Estados Unidos, e que está sendo incômoda para essa extrema-direita admiradora dos ditadores da América latina. Portanto, poderá existir mais autoritarismo porque consideram que o modelo é a grande corporação, como Apple, Microsoft, porque é “mais efetivo”. A eficiência pretendida só conduzirá à catástrofe, à destruição do planeta, à destruição do que ainda resta de democracia, à demonização dos grupos e indivíduos desconectados.
Trump será mais uma marionete, como teria sido Kamala Harris, quem perdeu, não porque Trump fosse bom, mas porque uma parte da população estadunidense puniu os Democratas.
Assista à entrevista completa no vídeo abaixo: