Redação.- Sofia Andrade e Marina Caixeta receberam, no Mural da Manhã, a ex-deputada hispano-uruguaia no Parlamento do Reino da Espanha, Ana María Surra para conversar sobre a tragédia anunciada no Levante espanhol, com destaque para a cidade de Valência.
O serviço meteorológico espanhol, AEMET, havia alertado sobre a ocorrência de mais um fenômeno DANA (Depressão Isolada em Níveis Altos), popularmente conhecida como “gota fria”. O prefeito da cidade de Valência, Carlos Mazón, do franquista Partido Popular (PP), não fez uso das suas atribuições para tomar as providências exigidas nesse caso, como, por exemplo, que ninguém fosse trabalhar, que as crianças não fossem à escola.
Até agora, pelo menos 214 pessoas faleceram e o número de desaparecidos é desconhecido.
Ana María destacou a solidariedade de milhares de valencianas e valencianos, que se ofereceram como voluntários, diante do descaso das autoridades locais.
Esses fenômenos meteorológicos cada vez mais frequentes exigem com urgência que se analise como adaptar os planos diretores aos tempos atuais, pensando na natureza e o ser humano dentro dela.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: