Che Guevara no século XXI: O grande ausente? Por Néstor Kohan.

57º aniversário do assassinato de Ernesto Guevara. O Che desmantela as novas formas de confronto: guerras assimétricas, guerras híbridas, revoluções coloridas, golpes suaves, etc.

Por Néstor Kohan.

Tanto o teórico militar prussiano Clausewitz quanto o capitão inglês Liddell Hart eram teóricos e estrategistas do campo inimigo. Mas eles acertaram em cheio. Na nossa família, o militante comunista italiano Antonio Gramsci abordou o mesmo problema ao teorizar sobre a hegemonia (uma reflexão completamente alheia ao pós-estruturalismo que tornou Ernesto Laclau famoso). Com categorias diferentes e outro estilo, Gramsci também acertou em cheio.

O que esses pensadores e estudiosos tão diferentes têm em comum? Que os três chegaram a uma conclusão compartilhada. Os confrontos sociais não são vencidos exclusivamente pelo exercício da força material. Nem mesmo as guerras mais ferozes (sejam guerras mundiais, sejam guerras entre Estados-nação, sejam guerras civis) alcançam os seus objetivos apelando apenas à violência.

Clausewitz insistia nas “baixas morais” e o “desarmamento moral”. Nos confrontos e conflitos sociais mais agudos, não há apenas vítimas humanas e vítimas materiais. O baixo moral também é provocado. Um corpo coletivo em conflito não é derrotado apenas quando todos os seus membros são fisicamente aniquilados. Ele pode ser derrotado de outra forma, minando o seu moral de combate, a sua vontade de confrontar, a sua convicção de que talvez possa derrotar o seu inimigo. Quando este estado de espírito é forçado e gerado nas forças inimigas, o desarmamento moral é alcançado. A vitória é vivenciada e visualizada como algo impossível: “Não vale a pena lutar, porque não se pode vencer”. O próprio acampamento se sente derrotado, antes de ser derrotado. Mesmo antes de confrontar. A vitória está então garantida.

Liddell Hart repetiu que as melhores guerras são vencidas sem luta. Em vez de avançar diretamente para o coração das fileiras inimigas, talvez seja melhor contorná-las, numa abordagem indireta, travando pequenas batalhas que não só enfraquecem a força material do polo oposto, mas também minam o moral do inimigo, até que este pulverize. O inimigo, em última análise, não confronta. Ele se sente derrotado de antemão, mesmo sem ter lutado.

Gramsci sustentava (apelando a um pensamento que não tem uma gota nem um milímetro de “reformismo”, mas quilômetros e toneladas de inteligência) que a construção quotidiana e por vezes molecular de diversas estruturas de sentimentos vão desintegrando a hegemonia das classes dominantes, perfurando sua capacidade de direção política e moral, desgastando pacientemente a sua hegemonia.

A partir de três paradigmas diferentes (e partindo de pontos de vista políticos e de classe opostos e antagônicos) estes três pensadores chegaram a conclusões análogas.

Bem, no século XXI os poderosos da terra implementaram novas formas de confrontos de guerra chamados guerras assimétricas, guerras de quarta e quinta geração, guerras híbridas, revoluções coloridas, golpes suaves, etc. Todo esse leque multicolorido está baseado em uma intenção comum: a desmoralização do povo. A convicção de que é impossível, inviável e indesejável dar a vida e arriscá-la por uma alternativa diferente, oposta e antagônica ao reino sagrado do capitalismo, ao Mercado entendido como Deus Supremo e ao mundo despótico do dinheiro.

Toda a reflexão teórica e política do Che Guevara gira precisamente em torno deste ponto nodal. Ele questiona, perfurando aquela certeza aparentemente indubitável. Desarme e desmantele esse alegado “axioma evidente”. É por isso que o Che foi “apagado” e cancelado, para usar dois termos em voga hoje em dia. Ele se tornou “o grande ausente”.

Toda a sua vida (conhecida apenas nos seus aspectos anedóticos e jornalísticos), a sua práxis (reduzida, em formato quadrinho, filmando em locais com muitas árvores e vegetação densa), a sua reflexão teórica (90% desconhecida) e o seu pensamento político (simplificado e subestimados ao extremo) visam precisamente colocar em crise o atual desarmamento moral do movimento popular e revolucionário. É por isso que vale a pena recuperá-lo. Zero nostalgia e nenhum “reavivamento”. Che Guevara é a antítese de toda moda “retrô” e “vintage”. Livros inteiros poderiam ser escritos sobre isso (nós tentamos). Nestas curtas linhas nos limitaremos a resgatar, numa síntese brutal, algumas linhas de reflexão:

(a) Muito antes de o chamado “toyotismo” e “pós-fordismo” se tornarem moda, Guevara alertou no “grande debate” (1963-1964) que os incentivos morais e simbólicos são fundamentais em novas formas de produção e reprodução social.

(b) Quando ninguém imaginava, nem amigos, nem adversários e dissidentes, que a União Soviética corria o risco de desaparecer e implodir, Che advertiu nas suas Notas Críticas sobre o Manual de Economia Política [1965, publicadas recentemente em 2006] que a URSS estava retornando ao capitalismo.

(c) Décadas antes de surgir o chavismo, acompanhado então por seu amigo Fidel, o Che resgatou [1960] a herança de Simón Bolívar e seu projeto Pátria Grande, chegando até a colocar em discussão alguns julgamentos unilaterais de seu professor Marx, que não dispunha de boa informação sobre o assunto no Museu Britânico, biblioteca onde o autor de O Capital não pôde consultar, por exemplo, as Memórias de O’Leary (ajudante de campo de Bolívar), o que teria ajudado ele muito.

(d) Apesar de um segmento da esquerda eurocêntrica o ter resgatado como um revolucionário “muito corajoso e altruísta”, ao mesmo tempo que questionava “a sua ignorância em questões de marxismo” (sic), Che realizou dois seminários inteiros sobre O Capital por Karl Marx. Ele fez um desses seminários com Fidel Castro. A outra foi desenvolvida no Ministério das Indústrias juntamente com Orlando Borrego Díaz, seu assistente e companheiro, que nos forneceu em entrevistas filmadas e escritas todas as informações sobre a enorme bibliografia marxista estudada coletivamente no referido seminário.

(e) Décadas antes de a defesa do carácter “plurinacional” da Bolívia se tornar moda e o indianismo katarista ressurgir, Che estudou os problemas indígenas na Bolívia e deixou por escrito [1967, publicado recentemente em 2011] a sua avaliação do carácter plurinacional da Bolívia, país onde foi finalmente capturado e assassinado.

(f) Diante de ataques por seu suposto “isolamento das massas” e seu suposto “desprezo pela classe trabalhadora”, hoje se sabe que a classe trabalhadora mineira da Bolívia começou a debater seu projeto em assembleias de diversas minas, chegando a doar um dia dos seus escassos salários à sua força política insurgente. Motivando, devido a esta atitude política de apoio, o exército oficial, liderado pelos Rangers das Forças Armadas dos EUA e pela CIA, a realizar o trágico “Massacre de San Juan” [1967] quando entrou nas minas, e assassinou numerosos trabalhadores mineiros. Existe uma ampla documentação sobre este assunto.

E a lista de mal-entendidos, desinformação e imprecisões a este respeito poderia ocupar vários volumes…

Para concluir, nos concentraremos então em algumas pequenas reflexões (por falta de espaço) sobre a “Mensagem aos povos do mundo através do Tricontinental” [1967].

Este último escrito público (já que permaneceram privados vários cadernos que só publicamos na íntegra em 2011) resume a sua concepção estratégica à escala global.

Para além de todos os movimentos e personagens insurgentes analisados ??pelo Che naquele escrito-manifesto da época, ficamos com o seu ponto de vista geral: a luta principal (embora não a única ou exclusiva) contra o capitalismo como sistema mundial e o imperialismo. Passa pelo que foi chamado de “Terceiro Mundo” na sua época e hoje é frequentemente chamado de “Sul Global”. Esta tese tem sido, talvez, uma das mais resistidas pelas correntes eurocêntricas. Da esquerda, mas também do pós-modernismo, do pós-estruturalismo, do autonomismo e de diversas modas acadêmicas atuais.

Neste ponto, a reflexão de Che na referida Mensagem constituiu o vértice máximo de diversas tradições fundidas e amalgamadas na sua práxis e na sua pena.

Pensamos principalmente em José Carlos Mariátegui, que já o havia formulado na segunda metade da década de 1920.

Mas, como salienta o comunista egípcio Anouar Abdel-Malek, esta estratégia já estava presente na Internacional Comunista no tempo de Lênin. Este último o formulou no Segundo Congresso Mundial da Internacional Comunista, com o revolucionário indiano Manabendra Nath Roy. Também havia sido uma tese compartilhada pelos comunistas bolcheviques muçulmanos de 1920, reunidos no Congresso de Baku, retratado no filme “Reds” [Reds, 1981], escrito e estrelado pelo ator estadunidense Warren Beatty (que interpretou o papel de John Reed no filme, discutindo com Grigori Zinoviev, outro líder da Internacional Comunista no Congresso de 1920). Segundo Anouar Abdel-Malek, as teses sobre os povos coloniais e dependentes defendidas pelos comunistas muçulmanos foram postas em prática na Ásia por Ho Chi Minh (Vietnã), na África de Ben Bella (Argélia) e em Nossa América do Che Guevara.

Portanto, a estratégia que o Che resume e sintetiza na “Mensagem aos povos do mundo através do Tricontinental” não é a escrita de uma pessoa improvisada, diletante, ignorante ou desinformada. Resume o “clima da época”, o projeto histórico liderado por Fidel Castro desde a Revolução Cubana e, ao mesmo tempo, constitui a continuação do pensamento largamente inexplorado da Internacional Comunista na época de Lênin (1920), com raízes profundas em todos os povos coloniais e dependente do Sul Global.

Esta reflexão será, alguns anos depois, sistematizada no campo da economia política pela Teoria Marxista da Dependência (TMD), entre outros por Ruy Mauro Marini (que acaba de ser traduzido nos EUA em 2023, ou seja, que hoje em dia continua a ser estudado; não se reduziu à “nostalgia” distante “daqueles maravilhosos e longínquos anos 60” como muitas vezes se repete na Academia).

Guevara sintetiza e funde aí as lutas dos movimentos de libertação nacional (MLN), agrupados desde 1955, no Movimento dos Países Não-Alinhados (MPNA) com o projeto internacional da revolução socialista. Sempre tendo Mariátegui como fonte e Simón Bolívar como guia inspirador.

Para quem está navegando e surfando na onda do momento, este manifesto político do Che Guevara será provavelmente lido como um inofensivo arquivo e documento museológico. É previsível, por isso não nos preocupa nem um pouco.

Porém, se for estudado de um ângulo não preconceituoso, constitui um insumo fundamental para romper o cerco das ideologias na dança e na moda, durante a terceira década do século XXI. A única forma de superar o desarmamento moral, e todas as operações psicológicas das novas guerras híbridas, inspiradas em Liddell Hart e outros seus discípulos teóricos, com as quais o objetivo é desmoralizar a juventude rebelde. “Vencer a guerra sem sequer lutar”, como propôs este inteligente capitão inglês.

Diante deles, o Che Guevara pode ser um enorme obstáculo. Para o nosso campo, uma ajuda fundamental.

Buenos Aires, terça-feira, 8 de outubro de 2024

—-

1. Néstor Kohan participa das Cátedras Che Guevara desde 1997, em diferentes áreas (UBA, Universidade Popular Madres de Plaza de Mayo, Hotel recuperado Bauen, Fábrica recuperada IMPA-Universidade dos Trabalhadores, Escola Piquetera “22 de agosto: heróis de Trelew ” ), na Argentina. Também em outros países. Publicou vários livros: Che Guevara: O Sujeito e o Poder; Na selva (Os estudos desconhecidos de Che Guevara. Sobre seus “Cadernos de leitura bolivianos”) ; Che Guevara, um marxismo para o século XXI e artigos como O Che Guevara leitor de O Capital; O Che Guevara e a filosofia da práxis, etc. Prefaciou o livro O Pensamento Econômico do Che, de Carlos Tablada Pérez.

A opinião do/a/s autor/a/s não representa necessariamente a opinião de Desacato.info.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.