O céu catarinense voltou a ficar azul após dias encoberto pela fumaça das queimadas que assolaram a Amazônia e outras regiões do Brasil, mas o clima no planeta ainda está no foco das preocupações. Diante desse cenário, um futuro sustentável para Florianópolis será debatido em Santo Antônio de Lisboa, no próximo sábado, dia 21, na Praça Roldão da Rocha Pires, às 15h.
Com o tema “Justiça climática e direito a terra e ao território”, a plenária terá participação da bióloga, mestre em Agroecossistemas e servidora pública da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) Juliana Potério de Oliveira e do engenheiro civil, mestre em Hidrologia e professor da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC Daniel José da Silva. A mediação será da produtora cultural, especialista em Arte no Campo e candidata a vereadora Elaine Sallas (PSOL) e contará com a presença do agroecologista e candidato a prefeito da cidade Marquito, do mesmo partido.
Um estudo recente da Climate Central aponta que o Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos. O derretimento das calotas polares e a expansão térmica dos oceanos podem levar áreas costeiras como a de Florianópolis a resultados severos de inundações. “Queremos nossa cidade preservada e, para lidar com as mudanças climáticas e seus efeitos, precisamos de planos justos, que levem em conta as disparidades econômicas, sociais e ambientais de diferentes grupos”, destaca Elaine.
O enfrentamento à crise ambiental tem levado políticos de todo o país a reforçarem a pauta durante a campanha. “Nossa candidatura sempre esteve implicada com esta causa e reiteramos nossa responsabilidade com políticas públicas para a justiça climática aderindo a movimentos e alianças nacionais como o Vote Pelo Clima e a Bancada do Clima”, reforça a candidata.
As plataformas on-line votepeloclima.org e bancadadoclima.com.br são meios independentes que conectam o eleitor com candidatos a vereador, de todos os municípios brasileiros, comprometidos com a agenda sustentável e climática.
Sobre o evento
O quê: Plenária “Justiça climática e direito a terra e ao território”
Quando: 21/09/2024, 15h
Onde: Praça Roldão da Rocha Pires, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – SC
Sobre os participantes
Elaine Sallas – Produtora cultural, professora de artes da rede pública, especialista em Arte no Campo, mestre em Artes Cênicas e candidata a vereadora pelo PSOL de Florianópolis. Mulher negra, do Axé, lésbica, ativista e articuladora da Setorial de Cultura LGBT. Idealizadora da Mostra Dissidente de Teatro Político, foi Conselheira Municipal de Cultura, Conselheira Estadual de Cultura, Delegada na 4ª Conferência Nacional de Cultura (2004) e dirigente sindical.
Marquito – Engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas, ex-vereador, deputado estadual e candidato a prefeito de Florianópolis pelo PSOL.
Juliana Potério de Oliveira – Bióloga, mestre em Agroecossistemas e servidora pública municipal na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).
Daniel José da Silva – Engenheiro civil, especialista em Hidrologia, mestre em Sociologia e doutor em Engenharia de Produção. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.