O Portal Desacato e o Coletivo Memória, Verdade e Justiça “Derlei de Luca”, convidam todas e todos a participar do Seminário “Ditadura e Jornalismo no Cone Sul”.
No mesmo evento acontecerá a 3ª. Edição da distinção jornalística Gustavo de Lacerda, que destaca a trajetória e serviços comunicacionais em favor dos e das trabalhadoras, assim como dos desfavorecidos da sociedade. Na ocasião serão distinguidos os jornalistas: Caroline Dall ‘Agnol e Júlio Castellain.
Apresentação do Grupo de canto Libreamerica da Casa da América Latina.
No outono de 1964 o Brasil foi sumido nas trevas da iniquidade, o crime, a violência, o sequestro, a tortura, a violação, o estupro, o desparecimento e a morte. Os delinquentes cívico-militares nunca foram julgados e a reparação lenta e insuficiente.
Os herdeiros desse fascismo dão a cara novamente no Cone Sul. Alçaram-se com o governo no Brasil de Bolsonaro e repetem a dose, com requintes de ódio na vizinha Argentina de J. Milei. Nesse cenário os e as jornalistas voltam a ser inimigos prediletos dos autoritários e excludentes de turno.
Os expositores e expositoras foram testemunhas e vítimas do Plano Condor e também avaliam o ressurgimento do autoritarismo fascista.
Só a verdade constrói a democracia!