Querem cortar árvore quase centenária no Santo Antônio de Lisboa

As palmeiras imperiais fazem parte das paisagens históricas do Brasil e são uma referencia do período imperial brasileiro. No bairro Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, as palmeiras foram sendo cortadas aos poucos, restando uma única palmeira que compõe o cenário da igreja de Nossa Senhora das Necessidades.

Há uns vinte anos a comunidade conseguiu reverter uma autorização de corte solicitada pela própria igreja fazendo uma grande mobilização.

E agora vive novamente o mesmo drama. Segundo o morador que enviou a informação para o Portal Desacato, o pároco, incomodado com as folhas que caem sobre o telhado do salão e provocam quebras de telhas, resolveu conversar com a Diretora da escola Paulo Fontes e juntos solicitar a retirada da palmeira.

Eles alegaram que a palmeira está sendo atacada por um fungo sem que houvesse um laudo técnico de um botânico da área de patologia de plantas. A comunidade, atravês da associação de moradores também não foi chamada  para tratar desse assunto, sendo que o centro histórico de Santo Antônio de Lisboa é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional que é quem tem competência para fiscalização, consulta e autorização.

Processo_PMF I Autorização de corte de palmeira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.