A Cia Mútua, companhia de teatro de bonecos itajaiense, comemora 30 anos com circulação de repertório gratuita e acessível através do projeto Cia Mútua 30 anos – Circulação de Repertório, com o intuito de levar ao público catarinense, parte do repertório atual da companhia. Para marcar esta data tão importante, entre 14 e 28 de junho, o grupo leva os espetáculos “Le Cirque de Pulgué”, “Borboleta”, “Contestados” e “A Caixa” para quatro municípios catarinenses: Bom Retiro, Canelinha, São Joaquim e Monte Castelo. Ao todo serão realizadas duas apresentações seguidas de bate-papo em cada município. Ainda será realizada a “Oficina de Sensibilização para as Formas Animadas”.
A programação comemorativa inicia com a apresentação do espetáculo “A Caixa” em 14 de junho, no Auditório da Secretaria de Educação, em Canelinha. As sessões serão realizadas às 10h e às 14h30, e uma delas irá contar com audiodescrição. Na mesma cidade e local, no dia 15 de junho, a Mútua promove a “Oficina de Sensibilização para as Formas Animadas”, às 14h e às 17h.
Na sequência, em 20 de junho, a companhia chega em Bom Retiro com “Borboleta”. As duas sessões do espetáculo contam com libras e serão apresentadas na Escola Valmir Omarques Nunes, para alunos da Secretaria Municipal de Educação, às 9h30 e às 13h30. Já o município de São Joaquim recebe o espetáculo “Le Cirque de Pulgué” aos alunos da Escola Ary de Souza Borges – São Joaquim/SC em 21 de junho, às 10h e 13h30.
Para fechar a circulação de repertório, “Contestados” será apresentado em Monte Castelo, às 19h30 de 27 de junho e às 9h de 28 de junho, no Centro de Eventos Ivo Moreira. Para as duas sessões será disponibilizada intérprete de Libras.
A circulação de repertório da Cia Mútua é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal, através do Edital Lei Paulo Gustavo 2023, da Fundação Catarinense de Cultura, e objetiva promover a descentralização de bens culturais. Além de possibilitar que espetáculos nacional e internacionalmente premiados, como “A Caixa” e “Contestados”, também possam ser exibidos em pequenas cidades, para públicos que, por fatores econômicos ou geográficos, têm pouco ou nenhum acesso a bens culturais. A ação social de levar o teatro até a população promoverá a formação de plateia, fortalecendo os laços entre o artista e a comunidade e fomentando a fruição da arte, essencial para o desenvolvimento crítico e sensível do ser humano.
SINOPSE DOS ESPETÁCULOS:
Le Cirque de Pulgué – Um atrapalhado contrarregra de circos antigos enfrenta seu maior desafio: trabalhar no circo moderno de famosas estrelas mundiais, uma dupla de pulgas. Espetáculo que mistura o teatro de animação, o clown, a mímica e a mágica, trazendo à cena números clássicos com uma estética atual, estimulando a imaginação e a ludicidade do espectador. Direção: Marcelo F. de Souza. Atuação: Guilherme Peixoto. Público: Livre. Lotação: 100 pessoas. Duração: 40 minutos. Estreia: 2022.
Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/
Borboleta – Espetáculo que busca dialogar com crianças sobre a morte, por meio da poesia e da ludicidade do teatro de animação. Utiliza-se de bonecos de balcão e da projeção mapeada como linguagens. Direção: Willian Sieverdt.
Atuação: Mônica Longo. Público: Livre. Lotação: 200 pessoas. Duração: 45 minutos. Estreia: 2022.
Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/
Contestados – Espetáculo que faz um recorte da Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido entre os estados do Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1916, envolvendo o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população cabocla local, contado através da técnica da figura plana. Direção: Willian Sieverdt. Atuação: Laura Correa e Mônica Longo. Público: 12 anos. Lotação: 250 pessoas. Duração: 50 minutos. Estreia: 2019.
Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/
A Caixa – Espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, de Quentin Blake. Sem texto falado, recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: livre. Lotação: 300 pessoas. Duração: 40 minutos. Estreia: 2004.
Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/
SOBRE A CIA MÚTUA
Fundada em 1993, a Mútua está sediada em Itajaí (SC) desde 2007. A companhia trabalha ativamente na pesquisa e montagem de espetáculos e projetos de formação de público. Com seus espetáculos, circulou por diversos locais dentro e fora do Brasil, e também recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio CBTIJ, de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas, em 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Nestas três décadas, estreou 29 montagens teatrais, das quais oito se mantém em seu repertório: Le Cirque de Pulgué (2022), Mãe Rua (2022), Borboleta (2022), Contestados (2019), El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Teatro Lambe-lambe (2005) e, por último, A Caixa (2004) que, em 2024, completa 20 anos de trajetória. Além da montagem, apresentação de seus espetáculos e oficinas, a Mútua também realiza, em Itajaí, o Bonencontro, mostra internacional de teatro de animação, que caminha para sua 5ª edição.
Programação:
Apresentação Borboleta (2 sessões com intérprete em libras)
Local: Escola Valmir Omarques Nunes – Bom Retiro/SC (para alunos da Secretaria Municipal de Educação)
Dia 20/06 – às 9h30 e às 14h30
Apresentação Le Cirque de Pulgué
Local: Escola Ary de Souza Borges – São Joaquim/SC
21/06 – às 10h e às 13h30
Apresentação Contestados (2 sessões com intérprete em libras)
Local: Centro de Eventos Ivo Moreira – Monte Castelo/SC
Dia 27/06 às 19h30 | Dia 28/06 às 9h
Assessoria de imprensa Camila Gonçalves – 47 9 9654910