A 6ª edição do Festival de Artes para as Infâncias (Festinfante) encerra neste sábado (11), com o espetáculo “O pequeno herói preto”, com sessão às 15h, no Teatro Municipal de Itajaí. A entrada do evento é gratuita, mas para quem puder e quiser participar, a produção está arrecadando itens de necessidade para crianças, como água, fralda, lenço umedecido, escova ou pasta de dente, que serão doados para às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O espetáculo “O pequeno herói preto”, de Junior Dantas (Rio de Janeiro/RJ), valoriza aspectos da cultura negra e heróis da vida real. Pela primeira vez em Santa Catarina, o espetáculo encerra a programação do Festinfante.
Mais de 2 mil e 500 crianças, entre 25 escolas de Itajaí e região passarão até o final do evento, prestigiando espetáculos teatrais de diversos estados brasileiros.
“A presença da plateia da comunidade escolar tem uma importância de destaque enquanto pensamos a programação do Festifante. Compreendemos o Teatro enquanto uma linguagem que cessa fronteiras e amplia espaços. O Teatro pode ser essa brecha que se abre para uma nova perspectiva e outras interferências que promovem transformações qualitativas de significados no âmbito da arte educação. Vivemos uma contemporaneidade complexa, de muitas violências, intolerâncias, e muitas vezes parecemos afastar as crianças de diálogos imprescindíveis para um amplo desenvolvimento sócio cultural e humano. Pensar na relação entre arte e espectador é também um movimento educacional, de grande responsabilidade e respeito”, comenta Deda Silveira, uma das curadoras do 6º Festinfante.
O evento é promovido pela Ativa Rede em parceria com a Patavinas Culturais. A programação do evento conta com acessibilidade em Libras, disponibilidade de visita sensorial tátil, além de ser realizada em espaço com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O Festinfante é um projeto aprovado no Programa de Incentivo à Cultura (PIC) de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e incentivo fiscal das empresas Tirol, Distribuidora Condor e Karsten.
SERVIÇO
11/05 (sábado), às 15h
Espetáculo: O pequeno herói preto, de Junior Dantas (Rio de Janeiro – RJ)
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
Duração: 45 minutos
Idade melhor recomendada: a partir de 5 anos
Sinopse: O Pequeno Herói Preto conta a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família. O solo infantojuvenil é interpretado pelo ator Junior Dantas, que assina o texto com Cristina Moura – responsável também pela direção ao lado de Luiza Loroza.
Na trama, O Super Nagô usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor, apresentando nossa história, cultura e ancestralidade às crianças ainda na primeira infância. Em estilo de autoficção, a peça reforça a ideia de que todos temos poderes apresentando heróis e heroínas reais que, com gestos simples, alteram para melhor o seu entorno – além de muitas referências do afrofuturismo, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica.
De olho na geração que já nasceu em conexão digital, a montagem apresenta cenário de Cachalote Mattos composto por luzes de LED e armações móveis, que vão mudando de formato de acordo com a cena.
Mais informações:
Assessoria de imprensa (47) 9 9654-9105 (Camila Gonçalves)
Produção (47) 9 9994-1553 (Andréa Rosa)
Site: https://www.festinfante.com.br/