Entre os meses de maio e julho, a artista e psicóloga Sandra Coelho realiza a “Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social – mas afinal o que sonham os catarinenses?”, de forma gratuita. A oficina em cada cidade tem carga horária total de 12hs, sendo de 8h presencial e 4hs online. Será realizada em Itajaí (dias 04 e 11 de maio), Canelinha (01 e 02 de junho), Içara (21 e 22 de junho), Jaraguá do Sul (14 e 15 de junho) e Florianópolis (19 e 20 de julho).
O projeto objetiva proporcionar uma imersão aos conteúdos individuais dos sonhos dos participantes e sua poesia particular e inédita. Aberta ao público a partir de 16 anos, as vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do link: https://sandracoelho.com.br/
Durante os encontros, serão abordados os principais símbolos oníricos dos participantes, entendidos e ampliados a partir da psicologia analítica/junguiana e exercícios práticos para construções literárias a partir deste material. A técnica utilizada na oficina, será o Social Dreaming (o Sonhar Social, de Gordon Lawrence). Este método, por meio da associação livre (técnica criada por C.G.Jung), favorece expandir o significado e o conteúdo de um sonho relatado no interior de uma matriz grupal, aliado ao Dream–telling (Contar o Sonho).
“Todos os dias ao dormirmos, nosso inconsciente nos apresenta pequenas ou grandes dramaturgias. Somos levados para além do espaço e tempo, nos encontramos com pessoas diversas, nos tornamos diferentes e vivenciamos experiências inimagináveis ao nosso eu consciente. Observar esse lugar criativo em nós, nos torna mais conscientes e também pode ser uma fonte para criações artísticas/literárias. A oficina se propõe a sensibilizar as pessoas para essa instância da existência” afirma Sandra Coelho, pesquisadora dos Sonhos e idealizadora do projeto.
Ao final das oficinas, um livro inédito será publicado, contendo o resultado do material poético produzido nas oficinas, somados a um arcabouço histórico sobre obras literárias feitas a partir da matéria dos sonhos, de modo a ser uma leitura de consulta, estímulo e compreensão desta potente matéria prima.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. Apoio da Fundação Cultural de Itajaí.
Serviço:
O que: Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social – mas afinal o que sonham os catarinenses?
Quando:
01: Oficina Itajaí (com acessibilidade em Libras)
Datas: 04 e 11 de Maio
Horário: das 09:00hs às 13:00hs
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
02: Oficina Canelinha
Datas: 01 e 02 de Junho
Horários: Sexta das 18:00hs às 22:00hs e Sábado das 09:00hs às 13:00hs
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
03: Oficina Jaraguá do Sul
Datas: 14 e 15 de Junho
Horários: Sexta das 18:00hs às 22:00hs e Sábado das 09:00hs às 13:00hs
Local: a definir
04: Oficina Içara
Datas: 21 e 22 de Junho
Horários: Sexta das 18:00hs às 22:00hs e Sábado das 09:00hs às 13:00hs
Local: a definir
05: Oficina Florianópolis (com acessibilidade em Libras)
Datas: 19 e 20 de Julho
Horários: Sexta das 18:00hs às 22:00hs e Sábado das 09:00hs às 13:00hs
Local: Casa das Máquinas
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição via link: https://sandracoelho.com.br/site/
Sobre a Ministrante:
Sandra Coelho (CRP/12/03301), DRT (0011084/SC).
Artista/pesquisadora com incursões em Teatro, Artes Visuais e Literatura. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC (UDESC), pesquisa o protagonismo das crianças na primeira infância nas artes presenciais. Psicóloga Clínica (UNIVALI/SC), Especialista em Psicologia Analítica (PUC/PR), Analista Junguiana em formação pelo IJUSC (Instituto Junguiano de Santa Catarina), filiado a AJB (Associação Junguiana do Brasil) e IAAP (International Association of Analytical Psychology) pesquisa a linguagem dos Sonhos e o universo simbólico enquanto possibilidade de autoconhecimento e matéria prima para construções artísticas. Autora do livro Poesia Onírica e Escritos Alquímicos (2014), Pô!Ema – poesia de criança (2020), Traçado – a criação do homem (2020) e Os Pequenos Mundos (2020). Editora da Revista Provocações Urbanas (arte de rua). Idealizadora e diretora de Cine.Ema (2021), série de animações poéticas para as infâncias. Ministra, desde 2012 a Oficina Literária Sonho e Conto (Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019), onde trabalha metodologias de construções poéticas a partir dos Sonhos. Idealizadora do projeto Sonhário – cartografias do inconsciente coletivo (Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021). Possui trabalhos híbridos de literatura e Artes Visuais, como as performances/instalações: O Sonhador, Có.di.go Poema, Com…Plete, Bento – Vozes de Amor e Mar, 21 Teses sobre a Noite, Traçado, Memórias. É idealizadora e co-produtora de Pô!Ema: criação poética com crianças, performance multimídia de criação e incentivo a escrita poética, #Mergulho, O Barquinho Amarelo, Os Pequenos Mundos, Caixa Ninho e Pléc e a criação do Mundo, todos voltados a primeira infância. Membro do Eranos Círculo de Arte (www.eranos.com.br) participa de todo processo de criação artística do grupo, com foco em arte contemporânea. Com seus trabalhos já participou de diversos festivais nacionais e internacionais e fez temporadas em importantes centros culturais do Brasil, como Caixa Cultural (Salvador, Brasília, Fortaleza e Recife) e CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (Belo Horizonte 2019, 2020, 2021). Ainda com suas obras, recebeu diversos prêmios como Iberescena, Myriam Muniz, Funarte Respirarte, Arte como Respiro – Itaú Cultural, Prêmio CBTIJ, dentre outros.
#DesacatoPontodeCultura