Inicia nesta quarta-feira, 17/04, e prossegue até 22/04, a segunda etapa do Ria na Roça – Mostra de Palhaçaria. O projeto, que já desenvolveu oficinas gratuitas de malabares em escolas públicas de Chapecó e Xaxim, chega agora a nove localidades dos dois municípios com apresentações gratuitas à comunidade.
“A primeira etapa do Ria foram as oficinas de malabares, com a Cia de La Curva, que aproximou os participantes, principalmente crianças e adolescentes, das práticas do circo. As atividades funcionaram como um “esquenta” para essa segunda etapa que inicia nesta quarta, gerando interesse, vínculo comunitário e aproximando as pessoas desse importante forma de expressão e fruição”, pontua Manon Alves, Coordenadora do Ria.
Cinco companhias catarinenses que trazem o palhaço e o circo como ponto de pesquisa e criação, integram os seis dias de programação. Quem abre o Ria, nesta quarta-feira, é o Circo Flor que vem de Florianópolis. Além desta companhia integram a programação os grupos Lá Luna Cia de Teatro e Cia Circo Íris, de Canelinha, Grupo Reminiscências, de Joaçaba, e Grupo Cirandela, de Criciúma. Os Espetáculos irão circular por comunidades rurais, terras indígenas, escolas públicas, praças e espaços culturais independentes. Ao todo, serão doze apresentações gratuitas.
A intenção é, a partir dessa extensa programação itinerante que abraça comunidades dos dois municípios vizinhos, promover o acesso cultural, valorizar a diversidade criativa do Estado, estimular a presença da arte da cultura nas escolas públicas, além de ampliar o contato das pessoas com o Circo enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro.
“Pensamos em uma programação diversificada, com espetáculos que abordam diferentes temáticas, a partir da linguagem circense, trazendo importantes grupos dentro do Estado. Tudo isso, é claro, sempre pensando nessa importante aproximação do público com o humano, com o sensível, que é a figura do palhaço”, explica Tiago Gheno, Presidente da ONG Salva, proponente do Projeto.
Transformação Social
As duas ações do Ria na Roça – oficinas e apresentações – somam cerca de 1 mês de atividades nas comunidades. Dentre os objetivos está oportunizar a descentralização e o acesso das pessoas à atividades culturais.
“O Ria chega de maneira gratuita ao público, com foco a crianças e adolescentes, com o objetivo de construir, a partir dessa sensibilização que acontece do contato com a arte e a cultura, uma importante ferramenta de transformação social. Ninguém sai o mesmo depois de assistir a um espetáculo teatral, e esse é o intuito da Salva com o Ria na Roça, humanizar o cotidiano contribuindo com o desenvolvimento social da nossa comunidade”, finaliza Gheno.
Acompanhe a programação
17/04 quarta-feira
10h – O incrivel circo flor/Cia Circo Flor- EEB Luiz Lunardi/ Xaxim
15h30 – Palacius de emoções / Grupo Teatral Reminiscências- Casa familiar Rural / Xaxim
18/04 – quinta-feira
10h – Circo de Los Pies – La Luna Cia de Teatro- EBM Dr Ari Lunardi/ Xaxim
15h30 – Pequeno circo de variedades – Cia Circo Íris – EBM Cecília Meireles/Xaxim
19/04 – sexta-feira
10h – O incrível circo flor – Cia Circo Flor Aldeia Toldo Chimbangue/Chapecó
15h – Número sanfônico – La Luna Cia de Teatro – Aldeia Kondá/ Chapecó
20/04 – sábado
10h – Circo de Los pies – Lá Luna Cia de Teatro- Quiosque Pachamama / Assentamento Don José, Chapecó – ABERTA AO PÚBLICO
18h – Pequeno circo de variedades – Cia Circo Íris- Praça central de Xaxim-SC – ABERTA AO PÚBLICO
21/04 – domingo
18h – Um pé de que / Grupo Cirandela – Nossa Maloca /Chapecó – ABERTA AO PÚBLICO
22/04 – segunda-feira
10h – Palacius de emoções / Grupo Teatral Reminiscências – Casa familiar rural de Xaxim
10h – O incrível circo flor – Cia Circo Flor- EEF Diadema /Xaxim
15h30 – Lá vem poesia – Grupo Cirandela- EBM Luiz Lunardi /Xaxim
Quem é a ONG Salva?
A Salva é uma organização sem fins lucrativos que desempenha um papel fundamental na promoção e proteção da cultura e da arte, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e para a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Fundada em 2012, a associação trabalha em diversas áreas como patrimônio cultural, artes visuais, música, literatura, teatro e cinema, desenvolvendo ações que preservam e promovem a arte e a cultura para comunidades do interior do Estado, garantindo que ela chegue de maneira acessível para todos os públicos. A associação também trabalha em parceria com outras instituições e organizações culturais, buscando estabelecer redes de cooperação para ampliar o alcance de suas atividades. Acompanhe mais sobre a Salva nas redes sociais.
O Ria na Roça é realizado através do fomento 941133/2023 firmado entre a ONG Salva e o Ministério da Cultura.
Créditos
Texto: Camila Almeida/ Girassol Cultural
Fotos: Divulgação RIA na Roça
Artes: Augusto Figliaggi
AGENDAMENTO DE ENTREVISTA E OUTRAS INFORMAÇÕES
Girassol Cultural – Assessoria de Imprensa do RIA na Roça
Camila Almeida
Whatsapp: (49) 99192.3977
#DesacatoPontodeCultura