A empresa de consultoria Cifra divulgou a primeira pesquisa do ano sobre as eleições presidenciais no Uruguai. Segundo essa pesquisa, a oposição é favorita. O presidente Luis Lacalle Pou não pode se apresentar para a reeleição. Um dado relevante é que 9 em cada 10 uruguaios têm um partido preferido para votar.
Na pesquisa, os seguintes percentuais de uruguaios elegíveis foram registrados:
- 47% votariam na Frente Ampla.
- 31% escolheriam o Partido Nacional de Luis Lacalle Pou.
- 6% apoiariam o Partido Colorado.
- 2% optariam pelo Cabildo Abierto.
- 1% manifestaram preferência pelo Partido Independiente.
- 2% votariam na Coalición Multicolor (que engloba todos os partidos de direita).
Ao mesmo tempo, 11% ainda não haviam decidido como votariam ou estavam considerando votar em branco ou anular o voto. A pesquisa destaca que o apoio à Frente Ampla aumentou 3 pontos percentuais no verão, passando de 44% para 47%. O apoio à Coalizão também aumentou em 1 ponto, de 41% para 42%. A diferença entre os dois blocos cresceu de 3 para 5 pontos, a mesma diferença registrada no ano anterior.
A pesquisa observa que agora há muito menos eleitores indecisos do que antes, tornando mais difícil para os partidos do governo e da oposição atrair esse grupo que ainda não definiu uma preferência.
Em Montevidéu, a preferência pela Frente Ampla aumentou de 50% para 58%, enquanto no interior do país, a Coalizão continua liderando com 47%, um ponto a mais do que no final do ano passado.
Em resumo, com oito meses restantes para as eleições nacionais, parece que a disputa será acirrada, com um bloco um pouco maior do que o outro.
Com informações de La Política Online.