A Polícia Federal (PF) deflagrou a 25ª fase da Operação Lesa Pátria e prendeu três pessoas na manhã desta quinta-feira (29). A ação investiga os responsáveis pelos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Duas prisões ocorreram no Distrito Federal e uma em São Paulo. As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O magistrado determinou ainda a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos alvos da investigação. Os danos causados pela invasão podem chegar a R$ 40 milhões.
Entre os detidos estão Adauto Lucio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade, ambos atacadistas, acusados de realizar o financiamento do acampamento bolsonarista em frente do QG do Exército, segundo a TV Globo.
Segundo a PF, são 34 mandados judiciais. São três mandados de prisões preventivas e sete são alvo para monitoramentos eletrônico, além de 24 mandados de busca e apreensão.
Os mandados da 25ª fase da Lesa Pátria acontecem no Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e
Tocantins.
Na Operação Lesa Pátria, os crimes investigados são: dano qualificado, associação criminosa, golpe de Estado, incitação ao crime, destruição e deterioração.