“Voar na imaginação”, o livro do jornalista catarinense finalista do Prêmio Jabuti 2023

Redação/Portal Desacato. 

“Eu não tive nenhuma preocupação de que o livro ‘tem que ser para criança, tem que ser infantil’. As crianças gostam que se respeite a inteligência delas. É interessante que temos depoimentos de crianças pequenas, adolescentes e até adultos que se encantam com esse livro da mesma forma. Porque a gente não infantilizou nem a criança nem a história”, disse o jornalista e escritor catarinense Celso Vicenzi.

Celso é finalista da 65ª edição do Prêmio Jabuti, seu livro, Voar na Imaginação (Arte Editora), é um dos cinco melhores do ano na categoria Infantil. O livro apresenta 48 pássaros brasileiros, num texto poético e bem-humorado. As aves, de todos os biomas do país, foram pintadas em aquarelas pela artista plástica Andrea Honaiser. Celso Vicenzi e Andrea Honaiser foram entrevistados no JTT, A Manhã com Dignidade.

Celso conta que a vontade para escrever um livro infantil surgiu com o nascimento de sua neta, a Alice (nome dado a uma das personagens do livro). Agora Alice tem 12 anos de idade e o livro se tornou realidade.

Celso Vicenzi começou sua carreira na rádio aos 16 anos de idade escrevendo textos de humor. A partir dessa experiência buscou escrever um livro de poesia que incorporasse o humor.

As ilustrações realizadas por Andrea contaram com muita pesquisa sobre os pássaros, que foram retratados de forma realista para que fosse possível sua identificação pelo leitor. Ao final do livro é possível, a partir de QR code, escutar os sons de cada pássaro ilustrado.

Assista ou ouça a entrevista completa clicando no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.