Dona de um carisma invejável e de um talento irretocável, Suzaninha, juntamente com a BAPHO Cultural, movimentam a cena da cultura LGBTQIAPN+ no sul do Brasil. A artista que teve a Medalha Jennifer Celia Henrique rejeitada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi agora indicada pela sociedade civil para receber a mais importante honraria da cultura catarinense, a Medalha Cruz e Sousa.
Para Arthur Gomes, intérprete da Drag Suzaninha, “receber a Medalha Cruz e Sousa é uma conquista muito importante para a comunidade LGBTQIAPN+ do estado, sendo eu a primeira Drag a ocupar este lugar. Além disso, tem um peso simbólico, afinal a honraria reconhece o que é cultura e coloca a arte drag e cultura LGBTQIAPN+ em destaque no cenário catarinense”.
E quando falamos de reconhecimento da cultura LGBTQIAPN+, Suzaninha, juntamente com Thomas Dadam e Elaine Sallas, fundaram em 2019 a primeira Setorial de Cultura LGBTQIAPN+ do país, na capital catarinense.
“Entendo a responsabilidade social que detenho enquanto artista LGBTQIAPN+ e drag ao conquistar uma medalha como esta. Nosso trabalho rompe as fronteiras de Florianópolis e do Estado, estamos levando o nome de Santa Catarina para o Brasil todo enquanto um dos estados com significativa produção da nossa cultura, afirma o artista.”
Suzaninha e outros nomes da cultura do Estado vão receber a Medalha Cruz e Sousa no dia 24 de novembro, aniversário do poeta que dá nome a medalha, às 19h na Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis.