O Núcleo Florianópolis (Capital do Estado de Santa Catarina – SC) do grupo político Diálogo e Ação Petista (DAP) reuniu-se na última quinta – feira (Dezenove de outubro de Dois mil e vinte e três) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público no Estado de Santa Catarina (SINTESPE) em Florianópolis. Na pauta estavam:
- Agenda do Diretório Municipal de Florianópolis Partido dos Trabalhadores (PT);
- Debate sobre a reunião dos Diretório Estadual e Nacional do PT;
- Recursos aos Diretórios Estadual e Nacional do PT;
- Lutas da Cidade de Florianópolis;
- Informes.
Iniciando a reunião às dezenove horas e oito minutos, ausentes o Secretário – Geral Nelson Rondan (por licença para tratamento de saúde) e a Segunda – Secretária da mesa diretora a Pedagoga Juliana Andózio (presente em outro evento simultâneo), o Coordenador – Geral do DAP, presidindo a reunião convidou a militante Simone Serafim Corrêa ad hoc para que secretariasse a reunião, esta aceitou e assim produziu a ata da referida reunião.
o início da reunião foram feitos requerimentos para acréscimo de outros Dois itens de pauta:
6) Comitê Unidade de Pronto – Atendimento ( UPA ) Sul e
7) Reunião do Núcleo Norte da Ilha de Santa Catarina.
Presidindo a reunião, o coordenador – Geral do DAP, Administrador Cláudio Márcio Araújo da Gama ( registrado no Conselho Regional do Estado de Santa Catarina – CRA/SC ) advertiu que o teto de horário da reunião seria mantido no horário das Vinte e uma horas e que se nem todos os itens da pauta fossem discutidos e deliberados até então, os itens últimos seriam objeto de pauta para a próxima reunião ainda sem previsão para ocorrer. Houve também a inversão da ordem da pauta ficando como primeiro ponto o item 3.
3) Recursos aos Diretórios Estadual e Nacional do Partido dos Trabalhadores:
a) O Pré – Candidato a Prefeito Lino Fernando Bragança Peres informa que o recurso sobre a decisão do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores ( PT ) que foi interposto simultaneamente para os Diretório Estadual e Nacional do Partido dos Trabalhadores. Foi recusado exame pelo Diretório Nacional que reenviou para Diretório Estadual por conta da Hierarquia e a próxima reunião do Diretório Estadual agendada para o dia Onze de novembro de Dois mil e vinte e três. Ainda sobre o recurso, Peres sugere que se estabeleça uma bancada de defesa do recurso na reunião do dia Onze de novembro de Dois mil e vinte e três.
b) O militante Wolney Chucry faz um resgate sobre a Resolução de critérios para eleições do Diretório Nacional em que membros do próprio Diretório Nacional interpuseram recurso e tal recurso não foi provido em decisão da última reunião. Porém, tramita outra contestação por se entender que teria havido uma ruptura / descumprimento do próprio Estatuto do Partido dos Trabalhadores pelo Diretório Nacional que considerou válida votação com aprovação com maioria simples ( abaixo de Dois terços dos votos ). A apelação é do dirigente Nacional Valter Pomar, para requerer a nulidade dessa decisão que foi aprovada por maioria simples ( com menos de Dois terços dos votos ) e não por maioria qualificada ( com pelo menos Dois Terços dos votos.
2) . COMITÊ Unidade de Pronto – Atendimento SUL:
a) Chucry informa sobre o evento no dia Vinte e oito de outubro de Dois mil e vinte e três. Traz uma questão grave sobre a suposta usurpação do movimento por um filiado – Rodrigo Coelho de Souza – , que desde o início teria criado confusões, inclusive em manter um perfil na rede social Instagram com uma chave de pagamento instantâneo ( pix ) em seu próprio nome, sendo que já não participa mais e a coordenação do movimento tem um outro perfil com a chave pix oficial para arrecadação de recursos para o movimento. Essa questão teria acabado confundindo a militância que deseja contribuir financeiramente para despesas do movimento. Dessa forma, a coordenação do referido Comitê decidiu enviar uma carta para o Diretório Municipal ( DM ) do Partido dos Trabalhadores ( PT ) para que chamem o filiado para conversar e tomem providências disciplinares cabíveis.
b) Peres considera que essa ação vai demorar por conta da burocracia e sugere uma alteração na carta, se referindo à menção na carta de que o DAP é que teve a iniciativa de criar o movimento.
c) O Secretário de Comunicação do DAP, Raul do Amparo Barbosa sugere que o DAP auxilie na construção da carta já que o movimento surgiu por iniciativa do agrupamento político DAP. Ressalta que houve uma condescendência em relação a Souza que tem gerado muitos problemas.
d) Davi de Souza informa que outros membros falam em tomar outras atitudes como registrar uma querela por meio de um Boletim de Ocorrência ( BO ) junto à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina ( PCSC ) contra o filiado e judicializar a demanda por conta dessa questão do pix.
e) Chucry reforça que faz questão de manter na carta que foi o DAP que iniciou o movimento UPA SUL, diz que essa estratégia é uma forma de defender o próprio DAP de ataques. Sobre o perfil na rede social Instagram. Chucry explica ainda que resolveram fazer outra página na internet por não terem acesso à que Souza criou. Chucry diz que enviará a carta para Coordenação do DAP para encaminhamentos, discorda da judicialização do assunto que deve ser resolvido de forma política.
f) Peres Lino sugere que a coordenação da UPA tem de fazer uma nota sobre a arrecadação dizendo que Souza não é responsável por esta e que devem ser enviadas para o pix oficial do movimento.
g) Davi de Souza informa que no Instagram de Rodrigo Coelho de Souza ele coloca que sua página não está vinculada ao movimento UPA SUL.
h) Barbosa sugere que isso pode ser uma estratégia dele se resguardar.
i) Peres se coloca à disposição de fazer um levantamento na comissão de finanças da qual faz parte para saber se Souza tem repassado valores.
Ainda sobre a UPA SUL, houve comentários da falta de participação do DAP no movimento UPA SUL.
j) Peres se dispõe a participar da próxima reunião sobre a UPA.
7) Reunião Núcleo PT Norte da Ilha
a) A Vice – Coordenadora do Núcleo Florianópolis do DAP, Maria de Lourdes Bitarães faz um relato preocupante sobre a última reunião do Núcleo PT Norte da Ilha onde compareceram várias pessoas do Diretório Municipal do PT e que ela se sentiu muito constrangida pelos mesmos que foram à reunião tomar satisfações sobre as críticas que foram feitas no grupo relacionadas ao posicionamento do Diretório em sua última reunião em que foi definido o nome do ex – vereador Wanderley Farias ( Lela ) ( decisão objeto de recurso ainda não julgado ) como único Pré – Candidato à Prefeito de Florianópolis pelo PT.
b) Tanto Lourdes como Davi de Souza, que também participou da referida reunião se sentiram constrangidos e ameaçados por esses membros que exigiram que ela pedisse desculpas e se retratasse pelos comentários. Lembrando que as discordâncias se iniciaram a partir do envio no grupo de uma foto da citada reunião com os membros do diretório que comemoravam o nome de Farias como único Pré – Candidato a prefeito de Florianópolis pelo PT ( em que pese a decisão seja objeto de recurso ainda não julgado ) com um X e com os seguintes dizeres: “ não me representam ” , mas não teria sido algum membro do referido Núcleo que fez, simplesmente foi postada lá e gerou comentários, opiniões, etc. Dessa forma, Lourdes reclama desse assédio de membros do Diretório Municipal do PT e fala da desproporcionalidade das reações em comparação ao caso de Souza que lhe parece muito mais grave.
1) Agenda do Diretório Municipal de Florianópolis do Partido dos Trabalhadores:
a) Peres fala sobre a próxima reunião da Comissão Executiva Municipal (CEM) do Partido dos Trabalhadores que está agendada para o dia Vinte e três de outubro de Dois mil e vinte e três e que da qual não pretende participar. Sugere que o DAP trace uma estratégia, inclusive por conta de Barbosa estar participando do Grupo de Trabalho (GT) Pré – Eleitoral, de que forma o DAP irá se articular se não for provido o recurso. Sugere que Barbosa se abstenha das votações enquanto o recurso estiver pendente de julgamento. Continua dizendo que na CEM, tudo de agora em diante vai ser direcionado para a pré – campanha de Farias e propõe que o DAP também se abstenha enquanto o recurso estiver pendente de julgamento, inclusive o que envolver também o Programa de Governo.
b) Chucry discorda dessa avaliação de Peres sobre se abster o que envolve o Programa de Governo do PT, que não poderá haver recusa do DAP de participar dessa questão.
c) Peres refaz sua fala para evitar mal – entendidos e que jamais se absterá de participar.
d) Davi pondera que o DAP tem de ter mais iniciativa e ir até Brasília ( no Distrito Federal – DF ) intermediar essa questão do recurso.
Encaminhamento:
Chucry sugere que Peres chame os apoiadores de sua pré – candidatura para um debate sobre a questão das pré – candidaturas.