O Instituto Movimento Humaniza Santa Catarina, núcleo de Joinville, promove o lançamento do livro “Estudando Bolsonaro & Bolsonarismo: compreender para enfrentar e combater”. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório do Sinsej (rua Lages, 84, Centro, Joinville).
O autor, Oswaldo Miqueluzzi, é advogado, historiador, especialista em Direito do Trabalho e escritor. No evento, será realizado debate sobre o tema do livro, que contará com a participação virtual do jornalista Chico Pinheiro.
O livro aborda de forma relevante a temática que tomou conta do país com a ascensão do conservadorismo. Sua importância levou ao apoio de partidos (PCdoB, PSB, PSOL, PT e PV), expressivos mandatos parlamentares (vereadora Ana Lucia Martins, deputados estaduais Fabiano da Luz, Luciane Carminatti, Neodi Saretta, Padre Pedro e Vanessa da Rosa e Marquito e deputados federais Ana Paula Lima, Pedro Uczai), inúmeras entidades da sociedade civil e do movimento sindical, como CUT, FECESC, SINTE, APUFSC, FETRAFI e entidades da região: Sinsej, Sindindicato dos Metalúrgicos, Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz e Movimento Feminista pela Diversidade.
Oswaldo Miqueluzzi analisou detalhadamente uma extensa variedade de dados do período que compreendeu 2018 a fevereiro de 2023, trabalhando com livros, textos jornalísticos, entrevistas e artigos publicados em jornais, blogs e sites. Sua obra explica, de forma simples e concisa, os motivos que levaram Jair Bolsonaro a ser eleito presidente do Brasil de 2018 a 2022. Trata-se de uma obra fundamental para a compreensão do período histórico recente, suas circunstâncias – sociais, políticas e econômicas – quando ganharam força ideias e ações de ódio, violentas e antidemocráticas. A leitura da obra de Miqueluzzi nos leva a refletir sobre as medidas necessárias para proteger a frágil democracia brasileira.
Ontem a noite assisti a crowd de milei. Preocupanre nível de assimilação cognitiva, masculinidade tóxica e fragil, desprovimento de empatia. Estes traços são os mesmos dos b0lsoloides e tbm se fazem presentes dos militantes do Vox em españa. É uma pandemia de estupidez.