Com o intuito de resgatar a memória sobre um dos períodos mais sombrios da história brasileira, que foi a ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985, foi protocolado um projeto de lei na Câmara Municipal de Florianópolis para instituir oficialmente a Rota da Memória e Verdade. A proposta mapeia quatorze pontos da capital catarinense onde houve torturas, interrogatórios, prisões e repressões ilegais, assassinatos, e manifestações públicas de resistência. Dados do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright apontam que 697 pessoas foram presas em Santa Catarina durante os 21 anos do regime militar. Entrevistamos Lucia Haygert, contribuiu com a escrita do projeto, é membro do Coletivo Derlei de Luca por Memória, Verdade, Justiça e do Instituto Memória e Direitos Humanos Ufsc/Udesc; e Carla Ayres, vereadora (PT Florianópolis), cientista social e política e autora do projeto de lei que cria a Rota da Memória e Verdade na capital catarinense.
As colunas desta quinta-feira são: “UFSC por dentro” com Paulo Horta, “Análise da Economia” com José Álvaro Cardoso e “Estar entre nós” com a Coletiva Mudiá.
Se você gosta do nosso trabalho, considere contribuir com o jornalismo inclusivo e de autogestão do Portal Desacato. Faça um PIX! Chave PIX: [email protected] ou acesse https://desacato.info/seja-um-a-leitor-a-amigo-a/