Hoje, dia 2, às 19h30, “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau” é a conferência de Andrea Giunta, renomada pesquisadora argentina do universo das artes visuais, convidada que encerra o programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”. Em formato virtual com transmissão ao vivo, o encontro tem a mediação de Raul Antelo. Tanto ele quanto Giunta falam virtualmente de cidades diferentes pelo canal do Instituto na plataforma do Youtube. Idealizado pelo professor Antelo para o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), “Retroprojetor” constituiu-se de seis encontros reflexivos realizados entre abril e outubro de 2023.
Curadora, escritora e professora de arte latino-americana e arte moderna e contemporânea na Universidad de Buenos Aires, onde doutorou-se, Andrea Giunta traz no currículo atuações, entre elas, a co-curadoria da exposição “Radical Women: Latin American Art – 1960–1985”, Hammer Museum, LA, Brooklyn Museum, NY, e na Pinacoteca de São Paulo (2017-18). Também atua como curadora-chefe da 12ª Bienal do Mercosul, “Feminismo(s). Visualidades, Ações, Afetos”, Porto Alegre (2020) e da exposição “Puisqu’il Fallait Tout Repenser” (Galería Rolf, Buenos Aires, 2020/Les Rencontres d’Arles, 2021). Autora de “Feminismo y Arte Latinoamericano. Historias de Mujeres que Emanciparon el Cuerpo” (Siglo 21, 2018, 8ª ed. 2022), traduzido como “The Political Body” (University of California Press, 2022) e de “Contra el Canon. El Arte Contemporáneo en un Mundo Sin Centro” (Siglo 21, 2020), traduzido ao português, “Contra o Cânone: Arte Contemporânea em Um Mundo Sem Centro (Editora Nave, 2022).
Repensar as coisas
O viés conceitual do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar” teve como base o teórico André Malraux (1901-1976) que vê o museu como uma afirmação e, também, outras concepções, como a do museu imaginário, que é, conforme Antelo, “um questionamento, que leva a colar, montar experiências e espaços descontínuos (plásticos, filosóficos, políticos) para devolver ressonâncias a cada peça que contemplamos”.
Outro pensador adotado, Didi-Huberman, propõe como desafio “tornar a partir do zero: repensar as coisas de A a Z. Aprender de novo, sem descanso, começando pelas coisas de aparência mais simples. Ensaiar sem partir de um axioma: testar para ver, inventar novas regras do jogo e adotá-las apenas se doam algo, se são fecundas (atitude que os eruditos denominam heurística). Seja com a seriedade de uma empresa pedagógica, seja com o alvoroço de uma criança que lançará as letras do abecedário pelo ar: essa é a atitude própria da gaia ciência, com a qual Nietzsche (1844-1900) nos incita a subverter a separação secular entre o inteligível e o sensível”. O retroprojetor, explica o conferencista, permite captar “dinamogramas”, ou seja, deslocamentos provocados pelas falhas sísmicas, os movimentos tectônicos, as fraturas na história.
Com a perspectiva de “aprender de novo” e “subverter a separação secular entre o inteligível e o sensível”, além de Andrea Giunta, Raul Antelo convida os pesquisadores Bianca Tomaselli, Ivo Mesquita e Rosângela Cherem. Duas das seis conferências, são proferidas por ele. As três primeiras falas estabelecem conexões com a produção pictórica de Martinho de Haro e, as demais, com a mostra que reúne trabalhos da blumenauense Elke Hering. Abrangente, os encontros englobam as exposições “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e a atual, “Elke Hering – Metamorfoses”, aberta com visitação gratuita até o dia 2 de dezembro.
AGENDA Retroprojetor: Encontros do Olhar
2 de outubro de 2023, 19h30 – Andrea Giunta – “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”
Já realizados
24 de abril de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”
29 de maio de 2023, 19h30 – Rosângela Miranda Cherem – “Os Vazios de Martinho”
26 de junho de 2023, 19h30 – Ivo Mesquita – “A Resistência da Figura: Martinho, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”
31 de julho de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”
28 de agosto de 2023, 19h30 – Bianca Tomaselli – “Surrealismo, Matéria e Magia”
EQUIPE TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO “ELKE HERING – METAMORFOSES”
Curadoria, expografia e textos: Denise Mattar
Assistente de curadoria: Felipe Barros Brito
Consultoria: Daiana Schvartz
Colaboração: Rafaela Hering Bell
Produção: Francine Goudel
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Joana Amarante e Ana Martins
Cenografia: Guilherme Isnard
Revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Material gráfico: Ana Lucas
Fotografia: Eduardo Marques e Acervo Rafaela Bell
SERVIÇO CONFERÊNCIA
O quê: “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”, com Andrea Giunta, mediação de Raul Antelo. Programa “Retroprojeto: Encontros do Olhar”
Quando: Hoje, 2.10.2023, 19h30
Onde: canal do Instituto na plataforma do Youtube.
Link: https://www.youtube.com/@
Quanto: gratuito.
SERVIÇO EXPOSIÇÃO
O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”
Quando: Até 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito
SAIBA MAIS
www.institutocollacopaulo.com.
@institutocollacopaulo
https://www.youtube.com/watch?
educativo@
REALIZAÇÃO
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
APOIO
Sesi
APOIO CULTURAL
Ibagy
PATROCÍNIO
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
—