O músico Luciano Candemil, percussionista de origem, pauta todo o seu trabalho artístico na ampla família de ritmos de matriz africana. Seguindo um caminho de coerência artística que enriquece sua produção, é sob este prisma que o artista está em fase de produção do seu terceiro EP autoral, Um Sonho Para Toda Vida, com lançamento previsto para o fim deste ano. Composto por cinco canções de autoria de Candemil, também letrista, o trabalho propõe um diálogo entre as influências rítmicas, com destaque para a música afro-baiana, e a cultura catarinense de onde o músico é oriundo.
Nas músicas, Candemil imprime suas observações do cotidiano e propõe reflexões atravessadas pela sua trajetória musical, sua visão enquanto cidadão, seu longo esforço de pesquisa da cultura afro-diaspórica e suas vivências carregadas de ancestralidade. Todo o processo de criação dos arranjos se apoia na riqueza rítmica presente na história da música afro-brasileira, tendo a percussão como ponto de partida da produção musical. Assim, o trabalho reflete um entrelaçamento entre a potência histórica dos tambores e a sensibilidade reflexiva de um compositor contemporâneo atento à realidade em que está inserido.
A gravação do EP teve início nos primeiros dias de setembro, no Giant Steps Estúdio, em Balneário Camboriú, com o produtor Alexandre Siqueira (Hot Rats), com quem Candemil já trabalhou em seu último lançamento, o EP Dois de Fevereiro (2022).
Além das referências rítmicas que estruturam toda a sua produção, Luciano Candemil destaca, ainda, a importância do Festival da Canção de Balneário Camboriú para a concepção do projeto. “Esse EP sintetiza um pouco da minha história com o festival, porque as canções escolhidas para integrar o trabalho foram apresentadas em alguma edição. Além disso, todos os músicos que estão gravando e os cantores convidados que farão participações especiais também têm participações no festival, alguns, inclusive, já foram finalistas”, comenta.
A realização do EP Sonho Para Toda Vida é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 010/2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).