A Celebração de boas vindas ás Baleias Franca surgiu da união de 3 conceitos: Primeiro, a idéia de território de identidades, que nessa região paradisíaca se expressam através de uma diversidade natural e cultural única. Segundo, porque entre essas identidades destaca-se a riqueza cultural das comunidades tradicionais que vivem a tempo nesse lugar, mas nem sempre são vistas, lembradas ou valorizadas. E terceiro, pelo privilégio de recebermos todo ano a visita das dóceis Baleias Franca, que escolheram o acolhimento das nossas pequenas baias e enseadas rasas e protegidas como berçário para terem seus filhotes.
Conforme a bióloga Simone Poletto, da equipe organizadora, “Na percepção de que essas 3 identidades – o meio ambiente, a cultura, a Baleia Franca e seu berçário – estão ameaçadas em consequência de várias ações ou omissões humanas, algumas entidades socioambientais e culturais juntaram esforços para, com apoio do poder público e do setor privado, sensibilizar os moradores, visitantes e entidades locais sobre a importância da proteção ambiental, da preservação do berçário das Baleias Francas e das identidades culturais únicas de nosso território”. Nesse contexto foi proposta a Celebração de Boas Vindas as Baleias Franca, acreditando no alcance que tem a cultura, que por meio da música, das artes e da educação, motiva e reforça nossos valores, identidades culturais e naturais.
A primeira edição aconteceu em 2016, convidando os artistas e músicos que inspiram seus trabalhos nas Baleias Franca, na preservação do berçário e na cultura das comunidades tradicionais, a se expressarem através de shows musicais, apresentações de dança, de teatro, feira de artesanato e comercialização de produtos típicos, oficinas de educação ambiental e outras formas de valorização da produção artística local, dos conhecimentos tradicionais das comunidades quilombolas e indígenas, dos agricultores familiares e dos pescadores artesanais, os quais participam desde o primeiro evento.
Nesses sete anos em que o evento acontece, conta Gabriela Lopes Ribeiro, condutora ambiental e também integrante da equipe organizadora, “a festa cresceu e vem aumentando cada vez mais, graças ao esforço coletivo das entidades parceiras que voluntariamente realizaram as edições anteriores. Em 2022 a Celebração entrou no calendário de eventos oficiais da Prefeitura Municipal de Garopaba e em 2023 foi agraciada com o prêmio Elisabeth Anderle de apoio a cultura. Isso reforça a continuidade do evento e oportuniza a participação de cada vez mais atores e entidades do berçário da Baleia Franca em Santa Catarina”.
A 8ª Celebração de Boas Vindas à Baleia Franca será realizada nos dias 29 e 30 de julho de 2023, na Praça Governador Ivo Silveira, Centro de Garopaba. Serão ao todo mais de 20 apresentações, entre musicais, educativas, ambientais e culturais. A festa terá também feira de artesanato típico. comercialização de produtos das comunidades locais e atividades culturais e de educação ambiental das entidades do território. Terá o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Desenvolvimento de Garopaba que disponibilizará a infraestrutura necessária, do Prêmio Elisabeth Anderle, que disponibilizou recursos para as apresentações artísticas e organização geral, além de contribuições das entidades parceiras que participam tradicionalmente. Estima-se uma circulação de cerca de 1000 pessoas nos dias da Celebração e pelo menos 50 mil visualizações no material digital resultante do evento.
Venha fazer parte dessa história, participando e contribuindo para que possamos realizar uma festa ainda melhor e mais significativa para o desenvolvimento turístico e cultural do nosso território, assim como para a preservação ambiental, nosso maior tesouro.
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 29 de julho de 2023
13:00 Abertura – Cerimonial
13:30 Leitura da carta de boas-vindas as Baleias – Eveline Klein
13:50 Francis Frankenstein – Música?
14:20 Peça teatral “Vida no Mar” – IFSC
14:50 Maurel Pictures e Alemão – Música
15:20 Dança do Ventre com Vanessa Cembranel
15:45 Maurício e Bianca – Música
16:15 Maracatu Baque Encantado
16:45 Bio Consciência e Ecosurf –“Contação de história sobre a migração da Baleia Franca”
17:05 Pedrulho – Música
17:35 Esquete teatral “O Caneludo Casqueiro” – roteiro e direção de Eveline Klein
18:05 Paulo Botafogo e Mau Trombetta – Música
Domingo – 30 de julho de 2023
11:00 Centro Cultural Rucungo – Capoeira
12:10 Sergio Rockbrother, Tiago Bra e Duo Gandharvas – Música
13:30 Sinergia Natural – Música
14:00 Dança com o Espaço Núcleo da Arte – Prof. Newton Oliveira
14:25 Coral Indígena Nhe è Ambá – Aldeia Tekoá Marangatu, Imaruí
14:50 Daniel Almaoe, Alan Space e Tiago Bra – Música
15:20 Coral Canto Coletivo – Música
15:45 Karen Rosa – Música
16:15 Espetáculo de dança “O MAR” – CIA Garopaba Atitude
16:50 Erick Sunny – Música
17:20 Trapos Filosóficos – “Vende-se Baleias”
17:55 Dança “Instinto de preservação” – Cia Essência da Dança Priya Mariana Konrad
18:25 Rock Brothers Garopaba – Música
Entidades com atividades educativas e sócioculturais durante o evento
- APAG
- Associação Surf Feminino Garopaba
- Casa de Cultura e biblioteca de Garopaba
- Casinha “Menina do vento suli”
- Costa Catarina e TOBTerra
- Ecosurf
- IFSC
- Monitoramento Mirim Costeiro
- Mostra Lutz e projeto Gaia Village
- Garopaba Sustentável
- Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
- Platô Cultural com Carina Levitan
- Projeto cetáceos e Rota da Baleia Franca
- Ser Humano Surf
- Tendas de artesanato local e típicos
- Três Marias Boarders
- Viveiro Costa do Macacu
- Vamos em Frente (VAFTRI)
Praça da Alimentação: comidas deliciosas preparadas com muito carinho
- Algodão doce e morango com chocolate da Guadalupe
- Caldo de cana do Júlio
- Chocolate quente e choconhaque da APAG
- Cerveja artesanal do Let It Beer
- Crepes no Palito da liana
- Espetinho com opção vegetariana do Bernbardo
- Geléias, biscoitos e bolos do Morro do Fortunato
- Mini-folhados doces e salgados da Emília Crocante
- Suco verde da Horta Orgânica do Hilário
- Pipocas doces e salgadas da Fernanda
- Tapioca do carioca