O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Marquito (PSOL), embarcou neste sábado (24) para Gênova, na Itália, onde vai representar o Brasil e a América do Sul na final da The Ocean Race 2023. Marquito é um dos especialistas internacionais em meio ambiente convidados a participar da construção do Projeto de Lei dos Direitos dos Oceanos, que será apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU). O deputado fez o discurso de encerramento da etapa da The Ocean Race em Itajaí, em abril.
Para a elaboração do projeto de lei, o deputado vai levar as contribuições contidas na “Carta de Itajaí para o Oceano”, baseada no reconhecimento de que os oceanos são vitais para a vida no planeta e que sua preservação é essencial para a sobrevivência da humanidade. Marquito também compartilhará sua experiência com a aprovação da Lei dos Direitos da Natureza, quando era vereador de Florianópolis, que considera legalmente o meio ambiente como sujeito de direitos. Essa lei foi apresentada na Assembleia Geral da ONU em 2022.
O parlamentar também estará presente na chegada dos barcos a Gênova. A última etapa da maior regata transoceânica do planeta começou no dia 15 de junho em Haia, na Holanda. Três equipes – dos Estados Unidos, Suíça e Alemanha – buscam o título inédito com a chegada em Genova, que é a cidade litorânea mais importante da Itália e onde fica o maior porto comercial do Mediterrâneo.
Ainda na Europa, Marquito vai à França, onde participará de uma conferência do projeto Paris 50º C, sobre a adaptação da cidade às mudanças climáticas.
—