Por Flávio Carvalho, para Desacato.info.
Barcelona, 21 de Março de 2021. Pra minha poeta preferida.
“Eu canto porque o instante existe. E a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste. Sou Poeta” (Cecília Meireles)
1. Poesia é a vida. O poema é a expressão. É forma. Vida é conteúdo. Um não existe sem o outro. São complementos perfeitos.
2. A rima nunca deve prender ou condicionar o poema. Pode ser suporte; jamais obrigação. Não existe poema preso. Não existe poesia que não esteja em liberdade.
3. Todo mundo é poeta, mesmo que não se considere. Até que treze pessoas, no mínimo vem e te consideram poeta, trazendo você pra si mesmo. Mas, jamais como uma imposição externa. Todos estão no pleno direito de negar-se a este título. Eu, se fosse você, aceitaria…
4. Poetisa não é diminuição de poeta. Entretanto, eu prefiro a palavra Poeta, para todo mundo. Mas é coisa minha, sempre em luta contra o Patriarcado. Eu adoro a palavra Respeito.
5. Ao contrário do que dizem muitos manuais de escrita, eu recomendo sim, começar a definir-se como escritora ou escritor escrevendo poemas. Inicie-se, sim, pela poesia. Mas só se você quiser, evidentemente. O exercício poético dá mais forma à prosa (para mim, serviu-me melhor assim) do que vice-versa. Hoje em dia, em qualquer coisa que eu escrevo, me invade sempre a poesia.
6. Na minha nada modesta opinião, não é a toa que o Dia Mundial da Poesia coincide com o Dia Mundial contra a Discriminação Racial. Por isso, apesar de admirar como poetas maiores João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector (sim, Clarice é para mim uma imensa poeta), recomendo Elisa Lucinda, Carolina Maria de Jesus (sim, Carolina é para mim uma imensa poeta), Cátia de França, Dai Sombra Aisha, Nêga Lucas, Solano Trindade, Miró da Muribeca, França (das Olindas), Catulo da Paixão Cearense, Manuel de Barros, Chico César e Viviane Mosé, por quem me confesso absolutamente apaixonado.
7. Gilberto Gil é um Poeta Maior. Um exemplo claro de poeta absorvido pela expressão musical. E muitas canções, não somente dele, acabam “escondendo” poemas maravilhosos dentro delas. Porque a musicalidade é tao absorvente, tao expressiva em si, que as letras de músicas maravilhosas precisam ser ressignificadas quando declamadas, recitadas, pronunciadas mesmo sem o acompanhamento das notas musicais. É o que nos dedicamos a fazer, os que fazemos saraus, como eu. Todo poema escrito vira outra coisa, mais maravilhosa ainda, quando dito em voz alta. Prove. Desconheço pessoa que escreve poema para si mesmo. Todo poema é de dentro pra fora, depois de ressignificar vida, de fora pra dentro. O vice-versa também cabe, aqui. Poemar é exercício de liberdade, jamais esqueça disso. Inclusive, esteja livre para não concordar com nada do que aqui está escrito.
8. Sinto o canto da noite na boca do vento fazendo a dança das flores no meu pensamento. E Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação. São apenas dois exemplos dos considerados melhores versos da música popular brasileira. Tal como mencionado no item anterior. Poesia Pura. Ivone Lara, e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
9. A Metáfora é mãe de poemas. Mário Ruoppolo, o Carteiro de Neruda a descreve (exemplarmente, perfeitamente!) perguntando ao poeta, na Itália. Depois disso, tudo ficou mais fácil pra explicar o que é uma Metáfora. Assista – pelo menos – esse trecho do filme. Jamais esquecerás.
10. Nunca tente entender um poema. Se não for para sentir (isso, sim), nem se esforce em tentar entender. O poema engana o cérebro. Se esconde e fica guardado lá, no coração.
11. O bom poema se começa a escrever do começo. Não; é mentira. Há que ter um final redondo. Tampouco é verdade. Pode ser desenvolvido a partir da metade exata. Que bobagem. Poesia é das coisas mais sem regras de toda a nossa existência. A poesia é tão livre que até qualquer poeta pode desenvolver o seu próprio método de escrever poemas.
12. A poesia é a melhor amiga da filosofia.
13. O mundo está dividido em dois tipos de poetas: os que sabem recitar de memória e os que não. Eu me incluo entre os segundos. É frustração. Mas um dia eu chego lá. Eu acredito nas minhas plenas capacidades poéticas. Acredite na sua, também. Quantos caderninhos de poesia você já tem?
@1flaviocarvalho. @amaconaima. Sociólogo, Escritor e Poeta (é o que dizem).
A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.
—