A estreia do estande do Conafarq + Revista PROJETO na Revestir, feira que segue até 17 de março em São Paulo, gerou uma série de conteúdos com a participação de profissionais destaques da área da fotografia de arquitetura. Os talks foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no canal do Coletivo no Youtube.
A conafarquer Mariana Orsi abriu a programação com a participação de Fran Parente sobre as vivências além das fronteiras tropicais. Fran migrou da arquitetura para a fotografia, começou os primeiros enquadramentos em projetos de amigos da universidade. Gostou tanto do campo que desenrolou – de lá pra cá – uma bela trajetória com período de quatro anos de residência/vivência em Nova York.
Por isso, tem uma visão acerca das diferenças dos mercados. Lá, segundo Fran, há uma busca pelo olhar e estilo estético de cada fotógrafa/o, um cuidado e afinamento para a intenção do que se quer passar. No Brasil as indicações ainda movimentam as lentes.
Na sequência Ana Mello seguiu o papo com Bebete Viegas e Maíra Acayaba colocando o “tempo” no centro da roda. Tempo como manuseio da máquina, exposição para a captura, como contexto social e fenômeno natural. Ainda como relação com espaço, memória e imaginário.
Entre a decisão de dilatar ou estancar o tempo de exposição, Bebete prefere esticá-lo para deixar transpassar a conjunção entre o corpo e os edifícios ao redor. Já Maíra é uma das profissionais que “correm com a luz” e gosta de sentir a primeira impressão que o ambiente provoca, desacelerando para potencializar a percepção. O tempo, na sua lida com a câmera, é uma experiência revelada ao espectador.
Fernando Mungioli, publisher da Revista PROJETO, assumiu a conversa com o fotógrafo Cristiano Mascaro, que iniciou a carreira num momento em que a fotografia de arquitetura não era muito valorizada pelo mercado. Nas caminhadas pelas cidades que visitou, Cristiano sempre apostou no que o surpreendeu a cada passo.
“Meu sistema de fotografar é no susto. Eu saio andando pelas ruas, viro a esquina e dou de cara com algo que me surpreende. Ou, fico esperando o momento de organização milimétrica na distância entre transeuntes. A fotografia da cidade normalmente é um concerto sem maestro, o momento mágico acontece se você está atento”, comenta.
Romulo Fialdini deu continuidade aos talks junto com Fernando Mungioli. Contou sua história, as expedições pelo território em busca de exemplares da arquitetura barroca. No seu portfólio de imagens constam projetos sacramentados na bibliografia brasuca, como os assinados por Lina Bo Bardi.
Fotografia nas alturas nas asas/hélices de um drone. As perspectivas vistas de cima foram retratadas por Manuel Sá, Joana França e Pedro Mascaro em troca com Mungioli. A arquiteta Joana França, moldada pela influência do pai e irmã arquitetos, não teve dúvida do destino que a esperava na fotografia. Somente em 2016 comprou seu primeiro equipamento voador para desbravar as paisagens aéreas.
Filho de Cristiano Mascaro, Pedro Mascaro, acabou no mesmo ramo do pai. Após adquirir a tecnologia, o interesse despertado virou seu trabalho de cada dia. E, desde então, ele se movimenta ao sabor do vento, enquadrando recortes que contam as histórias das edificações a partir de recuos em voo. Manuel Sá destacou a consolidação do drone para a captura da imagem.
A participação de André Scarpa, arquiteto que tornou-se fotógrafo, encerrou a programação de conteúdo. Para Scarpa a fotografia primeiro entrou como uma ferramenta no processo de aprendizado da profissão.
“Eu descobri muito cedo o que um arquiteto faz. Eu já me interessava pelo tema e naturalmente comecei a usar a câmera para fazer os registros. Na faculdade era uma forma de criar repertórios e sensibilizar o olhar”, relembra. Todas as conversas podem ser acessadas no canal www.youtube.com/@conafarq
No estande do Conafarq + Revista PROJETO está em exibição a mostra “Cartografia da Imagem”, reunindo as obras das/os fotógrafas/os do Coletivo, em cartaz até 17 de março. O layout confortável, que acolhe visitantes durante a feira, contou com a parceria da Folio no fornecimento do lançamento da linha Legiti desenhada pela Flipê Arquitetura.
Para saber mais sobre o Conafarq acesse: https://www.conafarq.com.br/
Quando visitar o estande marque o #conafarqnarevestir
Informações da REVESTIR:
Dias 14, 15 e 16, das 10h às 19h
Dia 17, das 10h às 17h
Trilhando novos caminhos
São Paulo Expo
Luciana de Moraes
jornalista e videógrafa
+55 (48) 9982-5750
face: @ acasaacom
www.acasaa.com
Apoiamos a causa animal!
Não compre, adote!
Projeto @streetdogsstyle