DCM.- Nesta terça-feira (14), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da Operação Lesa Pátria contra os atos terroristas promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Esta 6ª fase da operação tenta cumprir oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os alvos estão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. Até as 8h30, quatro dos oito mandados de prisão já tinham sido cumpridos.
De acordo com informações do G1, em Sergipe, um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o bolsonarista Luciano Oliveira dos Santos, de Itabaiana. Ele está preso em Brasília desde o dia das invasões. Já em São Paulo, há pelo menos três mandados sendo cumpridos na capital e em Campinas.
Conhecido como Popó Bolsonaro, o apoiador do ex-chefe do Executivo é irmão do ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Itabaiana, Zé Roberto. Ele também aparece em um vídeo invadindo o prédio do Congresso no dia dos atos golpistas.
”Aqui gente, o Congresso! Esplanada, Esplanada, o povo tomou, tem que ser desse jeito! Bora gente…tomar spraymentada em pé, bora. Esses vagabundos covardes! Ô Gente, vem!”, disse o bolsonarista durante a gravação.
Vale destacar que os suspeitos de participação e financiamento no atos terroristas são investigados por seis crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Luciano Oliveira dos Santos. De Itabaiana/SE. Ele está nos acampamentos desde o fim da eleição, custeado por empresários sergipanos.já foi identificado pela PF. Pode ter sido preso ou não. Esperar a lista pic.twitter.com/CDUGajVlx0
— Claudio Nunes (@BlogClaudioNun) January 9, 2023
—