Em Resumen Latinoamericano.
A primeira baixa da guerra é a verdade; hoje com maior intensidade trata-se de esconder pelos meios de comunicação de massa todos os andaimes das formas ocultas de propaganda que tentam vender um produto que intoxica a população que compra o que não vale a pena. Oscar Wilde disse que “um hipócrita é aquele que conhece o preço de todas as coisas e o valor de nenhuma”.
A humanidade vive a incerteza de não encontrar caminhos de convivência e respeito mútuo, os poderes políticos, econômicos, o aumento da corrida armamentista, o desprezo que se faz com a Mãe Terra submetida a violações do meio ambiente provocando situações irreversíveis, contaminando, destruindo, saqueando os recursos como a água, a deforestação, o aquecimento global, a pandemia da COVID 19 que cobrou milhões de vidas e a especulação dos laboratórios farmacéuticos, que em nome do “desenvolvimento e a saúde” se enriqueceram a custas do ser humano.
Quero compartilhar com cada um de vocês a seguinte mensagem, que vai mais do que palavras ao coração e ao espírito.
Palavras não podem expressar o que sente a menina que perdeu a mãe na guerra, ela está em um orfanato, desenhou a mãe no chão com giz, deixou os sapatos de fora do desenho e deitou no lugar santo na forma fetal, voltando ao seio do ente querido que a guerra lhe arrebatou, a menina sente sua ausência e precisa de seu amor e ternura. Milhares, milhões de meninos e meninas são vítimas das guerras, da fome, da violência social e estrutural. Eles expõem a hipocrisia de governos que privilegiam seus interesses econômicos e políticos e marginalizam seres humanos e povos, e continuam promovendo a guerra e enriquecendo com o comércio de armas e enviando dinheiro para a morte.
A guerra dos Estados Unidos, da União Européia e da OTAN usa o povo ucraniano e o sacrifica na guerra contra a Rússia e leva o mundo ao limite da Terceira Guerra Mundial; todos os sintomas são visíveis, a escalada e o intervencionismo das grandes potências não querem sentar para conversar e encontrar caminhos para construir a paz.
O presidente Zelensky da Ucrânia busca aprofundar a guerra com o apoio dos EUA e da Europa, ele é o fantoche dos interesses das grandes potências e pede mais armas, dinheiro e treinamento do exército ucraniano para o manuseio de tanques e mísseis de Alemanha, Austrália, EUA e UE.
É uma política insana que afasta a Paz e coloca o mundo à beira da autodestruição devido à irresponsabilidade do poder das grandes potências e seus governantes.
É uma ofensa contra Deus e a Criação e põe em perigo a vida planetária.
A ONU, que deveria ser o farol para iluminar as consciências e construir a Paz, infelizmente é uma caixa vazia, sem força para tomar decisões, está ausente apesar dos repetidos apelos de igrejas, organizações e personalidades mundiais que dizem PARE A GUERRA! Os 193 países membros permanecem em silêncio ou são incapazes de agir. É preciso democratizar a ONU, ter força na tomada de decisões em prol da Paz Mundial
Subscrevemos o apelo do Preâmbulo da ONU: “Nós, os povos do mundo” exigimos o fim das guerras, tanto da Ucrânia, Rússia, EUA, OTAN, como de outras guerras silenciosas que afetam a humanidade e o planeta prestes a acabar. explodido.
A luta dos povos é para combater a fome, a pobreza, para recuperar o equilíbrio perdido do ser humano com a Mãe Terra antes que seja tarde.
A menina busca o amor e a ternura de sua mãe, vítima da guerra que nunca poderá abraçá-la, ela precisa que a humanidade a abrace junto com todos os meninos e meninas do mundo para que possam sorrir para a vida e não perder esperança, é uma mensagem que vai além das palavras.
É uma mensagem que fala à mente e ao coração.