O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) acompanha com grande preocupação e pesar os desenvolvimentos após o forte terremoto que abalou o sul da Turquia e a Síria nesta segunda-feira (6/2), que causou grande devastação e um crescente número de vítimas fatais.
O CEBRAPAZ também acompanha os anúncios de envio de ajuda humanitária por diversos países a ambas as nações e faz votos de que o envio seja acelerado nestes primeiros momentos, cruciais para o empenho de resgate de pessoas com vida. Em momentos como este, também, a solidariedade internacional se faz imprescindível para mitigar o sofrimento humano e a devastação ambiental.
Leia mais: Carnavais da Pátria Grande. Por Raul Fitipaldi.
Pelo mesmo motivo, o CEBRAPAZ apoia e transmite o apelo da nossa entidade irmã na Síria, a União Nacional de Estudantes Sírios, também membro do Conselho Mundial da Paz, para que medidas cruciais sejam adicionadas à ajuda humanitária, urgentemente. Em particular, o CEBRAPAZ apoia as exigências do povo sírio pelo fim imediato do bloqueio e das sanções econômicas coercivas impostas contra a Síria pelos últimos 12 anos.
A Síria enfrenta uma guerra horrenda que já dura mais de uma década, em que o imperialismo estadunidense e europeu, assim como os seus aliados regionais, têm total responsabilidade. A destruição e a desestabilização têm assolado o país, mas o povo sírio e a sua liderança resistem, valentes, promovendo a reconstrução e defendendo a soberania nacional.
A tragédia desta segunda-feira agrava profundamente a situação neste país por tantos anos de agressão imperialista. A assistência humanitária é não só uma necessidade como também um dever de todo o mundo, assim como a responsabilização daqueles que fizeram dos últimos anos também catastróficos para o povo sírio.
Por isso, ao tempo em que expressa a sua solidariedade com os dois povos, o CEBRAPAZ reforça o apelo pelo apoio humanitário eficiente e acelerado à Turquia e à Síria e a demanda pelo fim das sanções contra a Síria, já!
—