Por Camila Almeida/Girassol Cultural.
Limites geográficos nunca foram um empecilho nas criações da multiartista Tatiana Cobbett. Em seu mais novo trabalho que chega ao público nesta terça-feira, 13, não seria diferente. “Bem Sabia” traz para a cena o encontro criativo inédito entre ela e o compositor Joubert Moraes, com os músicos Rodrygo Besteti e Júlio Rêgo, de Aracaju, Rafael Calegari, de Florianópolis e Rogério Pitomba, de Lisboa, juntos em uma mesma produção. O lançamento presencial acontece hoje em Aracaju, no Espaço Alquimia Cultural, às 19h, e para todo o mundo o novo som já está disponível em diferentes plataformas digitais como Spotify, Deezer, Amazon e Apple Music e no canal da artista no Youtube.
“Essa composição foi um grande presente do querido amigo e estimado artista Joubert Moraes, de Aracaju – que também é minha terra. Recebi o mérito de Cidadã Sergipana pela Assembléia Legislativa de Sergipe e trago laços fortes com esse estado e com suas pessoas, desde que lá estive pela primeira vez em 1980. Antes mesmo de adentrar o universo da música e compor, já entoava as canções de Joubert e estava junto quando essa composição foi criada”, relembra a artista.
Este é o 9° single da artista, lançado dentro do Projeto Lá e Cá, em desenvolvimento durante sua residência artística em Portugal, que iniciou em 2018. Carioca de nascimento, Tatiana tem como residência fixa a cidade de Florianópolis, mas a ilha divide espaço afetivo com diferentes cantos do país, pelos quais a artista já passou. “Considerei muito importante estender esse abraço do Projeto Lá e Cá, para o Sergipe, e ter essa criação, com profissionais tão potentes, presente neste trabalho que fala muito sobre mim, minhas buscas nesse trânsito criativo, minhas próprias experiências e, principalmente, o encontro com o outro”, pontua.
Entre Brasil e Portugal, em constante ebulição, a artista lança, a cada experiência vivenciada durante o processo artístico, um novo som. A ideia é que “Lá e Cá” seja um álbum composto por 10 faixas desenvolvidas progressivamente. A cada lançamento, ao invés de uma banda fixa, o novo trabalho traz o encontro inédito entre músicos dos dois continentes, em constante parceria sonora. “Esse projeto fala muito sobre encontros e parcerias entre artistas de lá e de cá, juntos em um intercâmbio cultural. É um projeto que se move. Eu olho para o cantar de um jeito diferente, próprio, de sentir e interpretar a canção do outro. Essa troca é enriquecedora”, conta Tatiana.
Além da forte potência musical dos profissionais, a produção traz ainda fotografia de Tanit Bezerra, captação e edição de vídeo de Julia Bezerra Cruz no Brasil e Lucas Augusto da Silva, em Portugal e a produção executiva da Maf Economia Criativa de Florianópolis.
Ouça o novo trabalho aqui.
Ficha Técnica:
Música :Joubert Moraes (@joubert_moraes )– Marco Preto
Tatiana Cobbett: Voz
Rodrygo Besteti -(@rodrygobesteti ) Arranjo, Violão e Direção musical
Júlio Rêgo – (@regojuliogaita ) Harmônica
Rafael Calegari – (@rafaelcalegariramos ) Contrabaixo Elétrico
Rogério Pitomba (@rogeriopitomba ) Bateria e Tamborim
Produção: Tatiana Cobbett
Produção executiva: Maf. Economia Criativa (SC)
Edição: Júlio Rêgo – Rodrygo Besteti (SE)
Captação contrabaixo: Home estúdio Rafael Calegari (SC)
Captação da bateria: Isolab estúdio (PT)
Captação imagens Lisboa: Lucas Augusto da Silva ( @lucasaugustodasilva_ ) – Danilo Guanabara (@guanabation )– Isolab filmes (PT)
Captação imagens Aracaju, edição e finalização: Julia Bezerra Cruz (SE) – @juliabezerracruz
Foto capa : Ensaio Cara de Meia Sergipanidade: Tanit Bezerra – @tanitbezerra