Casa da América Latina reabre com homenagem a Juan Luis Berterretche

Em 2017 foi fundada a sub sede em Florianópolis da Associação Cultural Casa da América Latina. Amanhã, dia 14 de setembro, retomam suas atividades presenciais e se reorganizam com uma assembleia. Conversamos hoje (13) no JTT – A Manhã com Dignidade com Carmen Susana Tornquist uma das coordenadoras da Associação.

O espaço da Casa da América Latina não é partidário, reúne pessoas de distintos grupos políticos, mas que tem em comum a busca por uma unidade latino-americana anti-imperialista. O Brasil historicamente esteve isolado do restante dos países latino-americanos, mas temos uma história e identidade em comum pelo nosso passado colonial e um presente de constantes intervenções dos EUA.

O evento de reabertura da Casa da América Latina vai homenagear Juan Luís Berterretche, um dos fundadores do Portal Desacato, uruguaio que vem para o Brasil como exilado político no período das ditaduras do Plano Condor.

Juan esteve presente nas reuniões e eventos da Casa da América Latina desde seu início. Carmen relembra que em uma reunião em 2018 em que todas e todos estavam desanimados com a situação política do Brasil e pensando em dar um tempo nas atividades da Associação, Juan se levanta, nessa época tinha 80 anos de idade, e fala sobre todas as dificuldades de gerações anteriores que viveram ditaduras e passaram por todo tipo de adversidades e pergunta: agora por causa de um governo golpista e uma situação conjuntural querem baixar a cabeça e acabar com a Associação? Após a fala, todos se reanimam e mantêm a Casa da América Latina ativa.

Programação do evento de amanhã (14) abaixo:

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.