Nesta terça-feira, 19/07, no JTT – A Manhã com Dignidade, seguimos com as entrevistas às centrais sindicais a respeito da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias pelo Congresso no dia 12/07. Hoje contamos com a presença de Djeison Stein, presidente do Sindsaúde e Diretor da INTERSINDICAL.
A LDO determina as metas e prioridades para os gastos públicos e oferece os parâmetros para elaboração do projeto de lei orçamentária do ano que vem. A LDO aprovada inviabiliza que o governo eleito em outubro estabeleça metas em favor da classe trabalhadora.
A base de cálculo para valorização do salário mínimo foi modificada pela governo Bolsonaro, voltando a se pautar nos índices inflacionários e ocasionando em perda no salário mínimo, que agora para 2023, segundo a LDO, será de míseros R$1.294 reais. Segundo Djeison, se mantivéssemos essa forma de cálculo, o salário mínimo não passaria de R$ 600,00 reais hoje.
Djeison afirma que muitos se contentaram à disputa eleitoral, e esta não vai levar às mudanças que a classe trabalhadora necessita, diz que precisamos urgentemente tomar as ruas e organizar os trabalhadores informais e desempregados para luta.
Assista à entrevista completa no link abaixo: