Redação
Nessa segunda-feira, o JTT – A Manhã Com Dignidade entrevistou a presidenta do PT de Florianópolis, Eliane Schmidt, para saber: Chapa Lula-Alckmin é consenso no PT?
Eliane inicialmente apresentou que ainda não é uma decisão oficial: “Primeiramente, é uma notícia. O processo político e o processo partidário têm tempos diferentes do da notícia”. Na última sexta-feira, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou a indicação de Geraldo Alckimin, ex-governador de São Paulo pelo PSDB, para a vice-presidência de Luis Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu gostaria que a chapa fosse composta por Lula, nosso principal líder da esquerda, e uma mulher jovem, negra, nordestina. Mas eu preciso olhar a realidade e ter confiança na direção do partido.”, afirma a presidenta do PT de Florianópolis.
Em relação ao consenso dentro do partido sobre a possibilidade dessa formação de chapa, Eliane Schmidt respondeu “não existe consenso no PT e nunca existiu” e explica que há uma aceitação da maioria da direção do PT sobre a indicação dessa chapa, mas que tudo pode mudar.
Porque essa é uma decisão que é possível dentro do PT?
Para Eliane Schmidt, o Brasil de 2022 não é o Brasil de 2002. “O Brasil de hoje é um país destruído por um governo genocida. As tarefas são muito diferentes de 20 anos atrás” e defende o papel do campo democrático na atual conjuntura: “precisamos reconstruir o Brasil”.
Assista a entrevista completa com no vídeo abaixo: