Redação
Na coluna Observação filosófica desta manhã no JTT- A Manhã Com Dignidade, Evânia Reich entrevistou a candidata a Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Cátia Carvalho Pinto e o candidato a vice Reitor Rodrigo Moretti, ambos da chapa UFSC Viva.
A entrevista iniciou com o tema das políticas de permanência estudantil, os candidatos apontaram a importância que tem essa pauta para a gestão atual e que pretendem mantê-la e ampliá-la. A chapa tem como proposta, oferecer café da manhã para os estudantes no Restaurante Universitário.
Em relação às ações afirmativas, além do compromisso em manter essa política, afirmam ser “uma das questões de maior potência para a inclusão” e necessária para “reverter padrões de exclusão sistemáticas e estruturais da sociedade”.
Criticam os cortes de verba na universidade e apontam como isso tem afetado o trabalho docente que possui cada vez menos oportunidades para realizar projetos de pesquisa. A chapa pretende abrir um escritório de projetos, com captação de recursos públicos e privados e auxílio em projetos de pesquisa e auxílio para publicações.