Neste importante documentário produzido em 2015 pela jornalista francesa Anne-Laure Bonnel, podemos constatar a aflição e o sofrimento a que estavam submetidos os habitantes da região ucraniana de Donbass, majoritariamente russofalantes.
Hoje, quase todas as grandes corporações midiáticas do mundo capitalista estão atuando de modo unificado para fazer valer a única versão do conflito que é de seu interesse. Não é à toa que todos os canais vinculados à Rússia estão sendo bloqueados. Uma vez mais, a mentira quer ser imposta ao conjunto da humanidade.
Mas, como a fragilidade das posições dos agressores ligados à OTAN é tão evidente, a possibilidade de que venha a ser desmascarada é muito forte. A simples confrontação de versões por parte de uma pessoa bem intencionada pode permitir que ela entenda qual dos lados realmente provocou o conflito, e tomar ciência de quem de fato não dedica o mínimo apreço aos direitos humanos.
Foi assim no Iraque, quando centenas de milhares de gente inocente foi massacrada pelas bombas imperialistas a pretexto de combater as armas de destruição massiva de Saddan Hussein. Não havia nada daquilo, mas as mortes, sim, aconteceram com os bombardeios. Para fazer valer seus macabros propósitos, o que menos conta para os imperialistas são as vidas das pessoas simples. Precisamos evitar que isso volte a ocorrer!
Legendas: Jair de Souza.