Por Julinho Bittencourt.
Nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24), quando a Rússia entrou com suas tropas na Ucrânia, o nome do humorista brasileiro Danilo Gentili foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
A razão era simples: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes de ser eleito com inacreditáveis 73% dos votos, em 2019, era um comediante com estilo bem parecido ao do colega brasileiro, que quase foi apresentado como candidato em meados do ano passado, pelo Movimento Brasil Livre (MBL), de Kim Kataguiri e Cia.
“Servo do povo”
Zelensky nasceu na cidade de Kryvy Rig, no centro da Ucrânia. É filho de pais judeus e se formou em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev, mas nunca seguiu carreira jurídica.
Ele ficou conhecido por seus monólogos no teatro e, curiosamente, fez sucesso na TV na série “Servo do povo”, na qual interpretou um professor de história que chegou ao cargo de presidente do país de forma inesperada.
O nome “Servo do Povo”, inclusive, foi dado ao seu partido como homenagem ao programa. Zelensky também já atuou em filmes bastante populares na Ucrânia e na Rússia.
A cena de “Servo do Povo” que ficou mais famosa, provavelmente, é a em que o presidente empunha duas metralhadoras Uzi e faz uma chacina no Parlamento ucraniano, disparando contra todos os políticos. Assista: